Qualquer pessoa interessada pode fazer a inscrição e começar a estudar na hora que quiser, sem necessidade de teste de seleção. Basta acessar o site mooc.cps.sp.gov.br e se cadastrar com login e senha. Não há limite de vagas. Os conteúdos são dinâmicos, com vários textos, videoaulas, exercícios e avaliações. Na maioria dos cursos, os aprovados recebem um certificado de conclusão.
Autonomia e flexibilidade
Lançada em 2015, pelo Grupo de Estudo de Educação a Distância (GEEaD) do CPS, a plataforma Mooc da instituição soma atualmente cerca de 630 mil inscritos. Gestão de Pessoas é o curso mais procurado, com mais de 93 mil participantes. Em segundo lugar está o método de planejamento de negócios Canvas, com 67 mil interessados, seguido por Inglês Básico e Gestão do Tempo, com 65 mil e 62 mil inscrições respectivamente.
De acordo com o diretor do GEEaD, Rogério Teixeira, a alta procura pelos cursos livres online é reflexo da intensificação do uso da internet nos últimos anos e também da flexibilidade do modelo de ensino. “Por ter um formato autoinstrucional, em que o próprio aluno define sua rotina de estudos, o modelo é bastante atrativo, pois permite maior autonomia na execução das tarefas e ganho de tempo útil ao evitar deslocamentos”, afirma.
Assista aos vídeos de apresentação dos cursos:
Arduíno
Autocad
Canvas
Design e Photoshop
Design Thinking
Espanhol Básico
Felicidade
Gestão de Conflitos
Gestão de Pessoas
Gestão do Tempo
Inglês Básico
Introdução à Monitoria Ambiental
Mecânica Básica de Motos
Mediação em Educação a Distância
Mercado de Trabalho
Português Instrumental
Vendas
Microcursos
Outra opção para quem busca aperfeiçoar os conhecimentos de forma rápida são os microcursos online gratuitos do CPS. Com uma linguagem simples e direta, os conteúdos proporcionam uma visão geral e introdutória sobre assuntos diversos e novas tendências. Entre os destaques estão como obter Sucesso nas Redes Sociais, Como Pesquisar na Internet e Combater Fake News, Criptomoedas e Por Que Procrastinamos. Confira