Maior cafezal urbano do mundo, na sede do Instituto Biológico, recebe evento do setor neste sábado (27)
O alto volume de chuvas registrado no início do ano tem animado os produtores de cafés do estado em relação à atual safra. De acordo com previsão do Instituto de Economia Agrícola, é prevista uma colheita de 4,8 milhões de sacas (mais de 290 mil toneladas do produto) na safra 2022/2023, alta de 9,2% em relação à safra de 2021/2022.
Também foi observada uma expansão de quase 10% na estimativa da produtividade média do estado.
E para marcar o início da colheita do café em 2023, o Instituto Biológico (IB), órgão ligado à Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de SP, realiza neste sábado a 16ª edição do Sabor da Colheita.
A festa ocorre no maior cafezal urbano do mundo, na sede do IB, na Vila Mariana, zona sul da capital. O evento é uma homenagem da pasta à essa importante cultura de São Paulo e de todo o país. O público pode passar por uma experiência imersiva, que vai da colheita dos frutos maduros no cafezal até a degustação dos melhores cafés do país.
“A pessoa vai saber como é feito lá na roça: desde a colheita, passa na despolpadeira, que é a máquina que tira o grão do café, e conhece como é que se faz a seca do grão. Então é vivenciar um pouco como é essa vida lá lavoura até chegar na nossa xícara, saber o tanto de coisa que tem por trás”, afirma Ana Eugênia de Carvalho Campos, diretora geral do Instituto Biológico.
Além da vivência em uma lavoura, o público poderá, além de colher, também provar o café produzido no estado. “Nossos pés de café estão cheios de grãos para serem colhidos. Então a ideia é trazer a comunidade, conhecer o que a gente faz, o que é a cultura do café no nosso estado e, claro, tomar um cafezinho com a gente”, convida a diretora.
Serviço
SABOR DA COLHEITA 2023
Data: 27/05/2023
Horário: 9h às 12h
Local: Instituto Biológico
Endereço: Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 1252 – Vila Mariana