Ação visa capacitar moradores para a percepção de riscos de desastres e criação de Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil



A Defesa Civil de São Paulo promoveu uma capacitação junto aos moradores da Reserva Indígena Rio Silveira, em Boraceia, para que eles possam ter maior percepção de riscos de desastres naturais. A comunidade foi uma das áreas afetadas pelas fortes chuvas que atingiram o Litoral Norte durante o Carnaval.

Uma equipe da Divisão de Preparação da Defesa Civil orientou a comunidade para situações de risco e desastres, permitindo que sabiam agir diante de ocorrências. A capacitação envolveu identificação e percepção de risco, alertas meteorológicos, montagem e organização de um abrigo temporário e noções de logística humanitária. Além disso, foi criado um Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC).

Todos os anos, antes de iniciar a Operação Chuvas de Verão, a Defesa Civil, em parceria com os órgãos regionais e municipais de proteção e defesa civil, realiza treinamentos e capacitações para agentes municipais, de forma que possam agir preventivamente diante de casos como deslizamentos e inundações. Entre 2022 e 2023, foram capacitados cerca de 800 agentes.“Já realizamos o treinamento para nossos agentes de defesa civil municipal, por meio de oficinas preparatórias e a partir das necessidades apresentadas, pudemos adequar essa capacitação e levá-la à comunidade indígena”, destacou capitão Vagner Martins, um dos instrutores da atividade em Boraceia.

Durante a capacitação, os profissionais da Defesa Civil também distribuíram material didático, que inclui cartilhas educativas para os adolescentes com dicas para o verão e o inverno e a Revista Agente Mirim. Também foram entregues jogo da memória da Defesa Civil para as crianças e, para os adultos, manual de autoproteção orientando o que fazer antes, durante e depois dos principais tipos de desastres.

Fonte: Governo do Estado de São Paulo