Entre elas estão as Gelotecas e o programa Gira Livro, que oferece obras gratuitamente aos passageiros em cinco terminais metropolitanos
Nesta terça-feira (14) é celebrado o Dia Internacional da Doação de Livros, uma iniciativa importante e que contribui muito para incentivar o surgimento de novos leitores. Em São Paulo, órgãos como Metrô, CPTM e EMTU realizam ações, tanto na data como permanentes, para estimular a leitura entre os passageiros.
Nesta terça, a EMTU, em parceria com o Senac e o canal de notícias Cidade São Mateus, está disponibilizando cerca de 2 mil livros para doação em cinco terminais (Jabaquara, Diadema, Cecap, São Bernardo e São Mateus). Serão 500 obras no Jabaquara e 500 em Diadema. Nos terminais São Bernardo, São Mateus e Cecap, em Guarulhos, haverá cerca de 300 livros em cada um desses locais.
Já a CPTM promove nesta quinta (16), das 10h às 19h, a ação Livros e Profissões, na estação Suzano, com distribuição de 600 livros acadêmicos em estande na passarela da estação.
Segundo a mais recente pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, do Instituto Pró-Livro (organização sem fins lucrativos), divulgada em 2019, houve queda de cerca de 4,6 milhões de leitores entre 2015 e 2019, totalizando pouco mais de 100 milhões de brasileiros que têm o hábito de leitura. A média de obras lidas por pessoa ao ano é de 4,96.
Estantes permanentes de doação de livros
EMTU – Projeto Gira Livro possui estantes permanentes nos terminais metropolitanos de São Mateus, São Bernardo do Campo e Cecap, em Guarulhos.
ViaQuatro – Todas as estações da Linha 4-Amarela possuem estantes para doação de livros.
ViaMobilidade – Todas as estações da Linha 9-Esmeralda possuem estantes para doação de livros.
ViaMobilibade Linha 5-Lilás – Todas as estações da Linha 5-Lilás possuem estantes para doação de livros.
CPTM – A CPTM tem 15 Gelotecas e 7 estantes para doação de livros nas estações. Além disso, a CPTM realiza ações como: Livro Livre, Feiras e Profissões, que em 2022 doou aproximadamente 6800 exemplares.
As estações que possuem Gelotecas e estantes de livros são:
Gelotecas: Água Branca, Franco da Rocha, Campo Limpo Paulista, Jundiaí, Luz, Ferraz de Vasconcelos, Antônio Giannetti Neto, Guaianases, Dom Bosco, Jd Romano, Jd Helena, Itaim Paulista, Itaquaquecetuba, Engenheiro Goulart e Aeroporto Guarulhos,
Estantes: Pirituba, Ipiranga, Ribeirão Pires, Mogi das Cruzes, Estudantes, Tatuapé e Cecap-Guarulhos.
Metrô – O Metrô possui nas estações Tatuapé e Santa Cecília, da Linha 3- Vermelha, as estantes do projeto colaborativo “Achados na Leitura”. As estantes são abastecidas com livros doados pelos passageiros e também pelos que são esquecidos no sistema e que vão parar na Central de Achados e Perdidos e não são procurados pelos donos no período de 60 dias.