Mobilização acontece nesta sexta-feira (1), com união dos municípios, escolas, Defesa Civil e Exército



O Estado de São Paulo realiza nesta sexta-feira (1), o “Dia D de Mobilização Estadual” contra a dengue. A estratégia reforça as ações de prevenção e eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti, com ações para conscientizar a população sobre a doença.

O evento, anunciado pelo Centro de Operações de Emergências (COE) do Governo de São Paulo, terá a participação dos secretários estaduais da Saúde, Educação, além de representantes da Defesa Civil, com reforço do Exército Brasileiro e o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems).

“É fundamental mobilizar a sociedade e municípios neste Dia D. O trabalho de combate aos criadouros do mosquito precisa da união de todos os esforços possíveis, para contribuir diretamente na redução do número de casos da doença”, ressalta Tatiana Lang D’Agostini, diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE).

Neste dia 1°, as ações do Dia D incluem atividades especiais nas escolas públicas estaduais e municipais, orientação à população e fortalecimento das ações de combate aos vetores nas residências.

Dia D na Capital

Na capital paulista, haverá ação especial no bairro do Jabaquara, na Escola Estadual Almirante Barroso. Profissionais da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e Secretaria de Estado da Educação (Seduc) conduzirão debates em sala de aula sobre medidas preventivas e importância da eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, apresentando o ciclo do mosquito (desde ovos, larvas, pulpa e o inseto na fase adulta), além de organização de jogos lúdicos e campanhas de limpeza regulares dentro da escola, com foco na remoção de recipientes que acumulam água, como pneus velhos, garrafas plásticas, latas e vasos de plantas.

O entorno da escola também passará por vistoria. A Defesa Civil, o Exército e a Prefeitura de São Paulo farão varreduras na região e para investigar possíveis focos de criadouros do mosquito, além de orientar todos os moradores sobre as formas de prevenção.

Ações nos municípios

Os municípios das regiões de Araçatuba, Araraquara, Bauru, Botucatu, Caraguatatuba, Franca, Itapeva, Jales, Marília, Piracicaba, Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Grande São Paulo, Santos, São José do Rio Preto, São João da Boa Vista, São José Dos Campos e Taubaté já anunciaram que irão aderir ao “Dia D” e alguns deles contarão com ajuda da Defesa Civil e do Exército Brasileiro.

Para os municípios que necessitem de apoio da Defesa Civil ou do Exército para as atividades de campo no dia D, o COE disponibilizou um e-mail para receber as solicitações: [email protected].

O Estado também entregou para todas as prefeituras a campanha “A água mais mortal pode estar no seu quintal”, um material didático e comunicativo para distribuição à população. Estes informes também serão distribuídos para todas as escolas públicas do estado, tanto municipal, quanto estadual, e podendo ser distribuído também nas escolas particulares.

Tire suas dúvidas!

O Governo de SP, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, lançou o portal “Dengue 100 Dúvidas” com as cem perguntas mais frequentes sobre dengue, zika e chikungunya nos buscadores da internet. A ferramenta desmistifica as notícias falsas que circulam nas redes sociais e orienta a população sobre as doenças. O acesso está disponível no link: www.dengue100duvidas.sp.gov.br

Fonte: Governo do Estado de São Paulo