Serviços relacionados à saúde, segurança e empreendedorismo feminino estarão disponíveis ao longo do dia 8 de março
O Governo do Estado de São Paulo promove na próxima quarta-feira, 8 de março, uma ação especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher na Estação Sé do Metrô de São Paulo. Diversas secretarias e órgãos prepararam serviços gratuitos relacionados à saúde, segurança e empreendedorismo voltados às mulheres que passarem pelo local.
“Este 8 de março será muito especial e emblemático para as mulheres paulistas, que a partir deste ano contam com a Secretaria de Políticas para a Mulher, a primeira da história São Paulo, criada para pensar, desenvolver e pôr em prática políticas públicas voltadas exclusivamente para o público feminino. Vamos atuar de forma intersecretarial com foco na saúde, capacitação e dignidade da mulher, e este evento na capital já é uma ação concreta deste trabalho”, afirma a secretária Sonaira Fernandes.
A Secretaria da Saúde, por exemplo, irá realizar a distribuição de preservativos femininos, gel lubrificante, autoteste de HIV e exame de sífilis. Já a Polícia Civil vai disponibilizar orientação sobre direitos e formas de denúncia da Lei Maria da Penha e vai distribuir informativos na estação sobre os tipos mais frequentes de abusos, quem procurar e como ajudar uma vítima.
A Secretaria de Desenvolvimento Social também participa da ação com orientação referente aos programas de transferência de renda, como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o Fundo Social de São Paulo vai oferecer a inscrição dos cursos de qualificação profissional. O Centro Paula Souza participa com uma palestra sobre a mulher empreendedora.
O evento conta também com a participação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que vai disponibilizar informações sobre a linha de crédito Empreenda Mulher do Banco do Povo atreladas à qualificação profissional e empreendedora. O Sebrae vai oferecer informações e orientações sobre o programa Sebrae Delas, com abertura de MEI, gestão de micro e pequenas empresas, cursos e consultorias especializadas.
A ação terá também a participação do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) da Associação Comercial de São Paulo e vai oferecer consultas ao nome e toda a orientação para formalização de empresas.
Todo o desenvolvimento e execução do projeto para a ação foi feito em parceria com a Secretaria dos Transportes Metropolitanos e Metrô, que também cedeu o espaço para a realização do evento. Atualmente, pela estação, circulam cerca de 350 mil passageiros diariamente.