- PUBLICIDADE -

A liderança só dá certo com base na confiança!

Aprendi tarde que nós perdemos tudo aquilo que não respeitamos. E mesmo conhecendo essa regra às vezes ainda cometo esse erro em minha vida, perdendo assim, pessoas que amo. Quando se fala em liderança precisamos aprender que primeiro devemos liderar a nós mesmos. Respeito, transparência e confiança são os três pilares de uma boa liderança em nossas vidas.
Todos os líderes cometem erros. Os erros fazem parte da vida. A diferença é que líderes de sucesso reconhecem seus erros, aprendem com eles e esforçam-se para corrigir suas falhas. Segundo John Maxwell em seu livro: Desenvolvendo líderes em sua equipe de trabalho –  A arte de transformar colaboradores em empreendedores, “um estudo realizado com 105 executivos revelou muitas características compartilhadas por profissionais bem-sucedidos. Uma característica específica foi identificada como sendo a mais importante: eles admitiam seus erros e aceitavam as consequências, em vez de tentarem culpar os outros.”
Muitas pessoas em nosso meio tentam fazer com que qualquer um seja responsável pelas ações ou condições delas. Elas não querem sofrer as consequências de suas ações. Somos resultado de nossas escolhas e das pessoas a nossa volta. Precisamos escolher bem as pessoas a nossa volta. Muitas vezes pagamos um alto preço pelas escolhas erradas que fazemos na vida. Um líder que está disposto a assumir responsabilidades por suas ações e ser HONESTO E TRANSPARENTE com as pessoas de sua equipe é alguém que elas admiram, respeitam e em quem confiam. Esse líder é também alguém com quem elas podem aprender algo.
Descobri que a confiança é o fator mais importante no desenvolvimento de relacionamentos pessoais e profissionais. Um grande amigo, ao me ensinar sobre o “dilema do prisioneiro”, mostrou-me a importância de confiar e cooperar com as pessoas para que os projetos em nossa vida possam dar certo. Confiança implica em responsabilidade, previsibilidade e credibilidade. Aprendi que mais do que qualquer coisa, aqueles que seguem um líder querem acreditar e confiar nele. Querem poder dizer: “Algum dia, quero ser como ele ou ela.” Se não confiarem em você, eles não dirão isso. Dos “líderes” a sua volta, com quantos você gostaria de parecer? Quais são as atitudes que mais você admira nesses líderes? As pessoas, primeiro precisam acreditar em você para que possam seguir sua liderança.
A confiança deve ser desenvolvida dia após dia. Requer consistência. Você confia em quem você conhece, mas você conhece quem está presente em sua vida, de alguma forma.Leva-se tempo para conquistar a confiança, mas segundos para perdê-la. Precisamos evitar a traição em nosso meio.  Algumas formas que um líder pode trair a confiança de alguém incluem: NÃO CUMPRIR PROMESSAS, COMENTAR SOBRE A VIDA ALHEIA, GUARDAR INFORMAÇÕES E SER FALSO. Essas ações destroem o ambiente de confiança necessário para o crescimento de líderes em potencial. E quando um líder deixa de ser confiável, seu esforço tem de ser dobrado para ter a confiança dos outros a sua volta. Particularmente, gosto da frase do líder cristão Cheryl Biehl:“Uma das realidades da vida é que se você não pode puder confiar em uma pessoa em todos os sentidos, não poderá de fato confiar nela em nenhum sentido.”
Precisamos aprender que as pessoas não seguirão um líder em quem não confiam. É responsabilidade do líder desenvolver efetivamente a confiança que as pessoas à sua volta depositam nele.  Uma vez que as pessoas confiam no líder como pessoa, elas passam a confiar na liderança dele. Precisamos desenvolver líderes em nosso meio!

Aderivaldo Cardoso
Aderivaldo Cardosohttps://policiamentointeligente.com
Especialista em segurança pública e cidadania, pós graduado pelo Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília
- PUBLICIDADE -

COMENTÁRIOS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -