Comandante da Aeronáutica preside formatura de 79 Aspirantes a Oficial em Brasília (DF)

Cerimônia da ala 1 foi marcada pelo compromisso à Bandeira Nacional e homenageou militares que se destacaram durante o curso

Setenta e nove Aspirantes a Oficial prestaram o compromisso à Bandeira Nacional nesta sexta-feira (24), em cerimônia realizada na Ala 1, em Brasília (DF). A solenidade, presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, marca a conclusão da primeira fase do Estágio de Adaptação Técnico (EAT) dos militares do Quadro de Oficiais da Reserva de 2ª Classe Convocados (QOCON).

Participaram, ainda, o Ministro-Chefe Substituto da Casa Civil da Presidência da República, José Vicente Santini; o Ministro do Superior Tribunal Militar Tenente-Brigadeiro do Ar Francisco Joseli Parente Camelo; o Comandante-Geral do Pessoal da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço; a Ministra do Superior Tribunal Militar, Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha; Oficiais-Generais da Aeronáutica; Comandantes, Chefes e Diretores de Organizações Militares da Força Aérea Brasileira (FAB); a Juíza Corregedora Auxiliar da Justiça Militar da União, Safira Maria de Figueiredo; e o Graduado-Master da Guarnição de Aeronáutica de Brasília, Suboficial Fernando Cesar Batista dos Santos. 

Essa fase do EAT durou dois meses. No período, os alunos do Esquadrão Jaguar, nome definido pela turma, receberam instruções sobre a vida militar, legislação e rotinas administrativas; e participaram de um Exercício de Campanha com lições de sobrevivência na selva, entre outras atividades. Concluída a formação, os militares de diversas especialidades serão distribuídos nas Organizações Militares da Guarnição de Aeronáutica de Brasília.

O Comandante da Aeronáutica destacou que, após a formatura, a expectativa é de que, cada um, dentro de sua especialidade, possa cumprir com excelência suas atividades. “Que possam engrandecer cada vez mais o nome da nossa Força Aérea. Parabenizo todos os formandos desse importante estágio para a FAB”, acrescentou.

Durante seu discurso, o Comandante da Ala 1, Vincente Dang, ressaltou que o compromisso à Bandeira é a garantia permanente de dedicação ao serviço da Pátria. “Tenham como norte os valores éticos e morais que balizam os integrantes da FAB. Usar este uniforme é uma honra e a Força espera muito de vocês” declarou.

Reconhecimento

Durante a cerimônia, militares foram premiados por se destacarem entre os alunos do Esquadrão Jaguar. A Aspirante a Oficial Serviços Jurídicos Leyza Ferreira Domingues ficou classificada em primeiro lugar e o Aspirante a Oficial Rafael Watzko foi escolhido pelos colegas e instrutores como o Estagiário-Padrão.

A Aspirante Leyza falou que o principal desafio do curso foi a adaptação à rotina militar.  “Creio que, após o EAT, todos conseguimos incorporar os valores militares, sobretudo os valores éticos e morais, e também os pilares que norteiam a Força Aérea”, opinou. 

O Aspirante Watzko ratificou que a incorporação às fileiras da FAB fez com que os alunos compreendessem a essência dos valores militares. “Daqui para frente, espero que eu possa desenvolver o melhor trabalho dentro da Organização Militar para a qual serei designado”, ressaltou.

Formação

Os estágios que formam Oficiais do QOCON têm duração de doze meses e constam de três fases: a primeira, com duração prevista de 60 dias corridos, destina-se a adaptar os incorporados à atividade militar por meio da instrução militar e treinamentos específicos concernentes ao uso de armamento militar e de emprego de tropa; a segunda visa preparar o incorporado para a atividade funcional por intermédio do trabalho na respectiva área de atuação; e a terceira visa ao aprimoramento profissional.

Informações do Site Defesa Agência de Notícias