Atento aos cuidados com a segurança no exercício da atividade policial, o Comandante-Geral da Polícia Militar do Distrito Federal, coronel Marco Antônio Nunes de Oliveira, editou portaria que trata dos procedimentos de segurança para condução de viaturas policiais.
Segundo o comandante, o intuito é prestar o melhor serviço à comunidade do Distrito Federal, porém, sempre focado na segurança. “Foi realizado um estudo envolvendo todo o comando da corporação e ouvidos os policiais que estão nas ruas. Deste debate, surgiu a presente portaria, focada em procedimentos operacionais, visando a segurança dos policiais militares, nosso maior patrimônio.” Disse o coronel Nunes.
Entre dos diversos pontos abordados no documento, destacam-se:
1 – Os policiais militares deverão verificar as condições de funcionamento dos dispositivos de alarme sonoro e iluminação, estado geral de conservação dos pneus, eficiência dos freios, além de observarem o uso de itens essenciais de segurança, bem como quaisquer outras alterações que possam comprometer a segurança dos policiais, de outros condutores e pedestres;
2 – A Corporação providenciará cursos de aperfeiçoamento na condução de viaturas policiais militares;
3 – Será instaurada, de forma permanente, uma Comissão Interna para Prevenção de Acidentes (Cipa).
A Portaria será amplamente divulgada em todas as unidades da PMDF.
Acesse a Portaria na íntegra.
Ao ler a portaria surgiram algumas dúvidas:
A Portaria ao afirma que: “Os usuários finais das viaturas deverão verificar as condições de funcionamento dos dispositivos de alarme sonoro e iluminação, estado geral de conservação dos pneus, eficiência dos freios, além de observarem o uso do cinto de segurança, bem como quaisquer outras alterações que possam comprometer a segurança dos policiais e de outros condutores e pedestres”, tenta eximir a responsabilidade do comando, colocando-a no condutor?
Ao afirmar que: “Todos os policiais militares da Polícia Militar do Distrito Federal, na condução de viaturas policiais, deverão observar as normas gerais relativas às condições de segurança dos veículos e às normas gerais de circulação e conduta previstas no Código de Trânsito Brasileiro“, isso incluí o USO DO CINTO DE SEGURANÇA? Faço a pergunta mesmo já tendo a resposta no item 1.
Ao Afirmar que: “O Chefe do Estado-Maior deverá providenciar plano detalhado de utilização de viaturas, regulando os procedimentos operacionais em ocorrências de acompanhamento de veículos a serem abordados”, aflorou uma dúvida que sempre tive: O policial militar faz “acompanhamento de bandidos” ou ele “persegue bandidos”? Parece besteira, mas faz muita diferença. Afinal, palavras geram pensamentos, sentimentos, ações e resultados. Para mudar os resultados devemos começar mudando as palavras…
Um ponto positivo é que “O Chefe do Departamento de Logística e Finanças (DLF) deverá iniciar de imediato os procedimentos para a renovação da frota de viaturas da PMDF.” A única dúvida é: Serão adequadas para o serviço policial militar?
- Acompanhar significa: verbo
- 1.transitivo diretoestar ou ficar com ou junto a (alguém), constantemente ou durante certo tempo.“a. o enfermo na convalescença”
- 2.transitivo diretop.ext. conviver ou compartilhar as mesmas situações com, ou ser companheiro de.“a família acompanhou-o sempre”Já perseguir significa: