Alunos do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 306 Norte, no Plano Piloto, tiveram uma manhã diferente nesta quarta-feira (5): o grupo foi levado para a Unidade Básica de Saúde (UBS) 1 da Asa Norte, onde receberam a vacina contra a dengue. A iniciativa das secretarias de Saúde (SES-DF) e Educação (SEE-DF) tem ocorrido em todo o Distrito Federal e, somente nesta manhã, garantiu a proteção para 22 estudantes com idades entre 10 e 14 anos.
“Priorizamos muito a saúde integral do estudante. Para o aluno apresentar um bom desempenho escolar é imprescindível que esteja saudável”, afirma a gerente de Saúde do Estudante da SEE-DF, Larisse Cavalcante. Para ela, altas coberturas vacinais ajudam a reduzir o adoecimento de alunos, diminuindo o número de faltas.
O vice-diretor do CEF 306, Gustavo Dutra, conta que cada aluno comparece com a autorização por escrito dos pais ou responsáveis. A equipe da escola faz um trabalho de conscientização sobre o tema e de mobilização das famílias. “Tratamos essa questão de maneira pedagógica”, acrescenta.
Além das idas dos estudantes às UBSs, as equipes de saúde também vão às escolas. Somente a UBS 1 da Asa Norte já levou vacinação para 14 instituições da rede pública de ensino em 2024. Neste semestre, já são mais de 1,9 mil doses aplicadas, desde jardins de infância até escolas de ensino médio.
“Apesar de a secretaria ofertar a vacinação em horários diferenciados, como nos fins de semana, muitos pais têm a limitação de horário e, às vezes, as crianças ficam com a imunização atrasada”, explica a gerente da UBS 1 da Asa Norte, Débora Costa.
Vacinação contra a dengue
Mais de 63 mil crianças e adolescentes de 10 a 14 anos já receberam a primeira dose da vacina contra a dengue no Distrito Federal. Mais de 6,2 mil já retornaram para a segunda dose, aplicada 90 dias após o início do esquema vacinal.
O imunizante está disponível em mais de 100 salas de vacina do Distrito Federal. A orientação aos pais ou responsáveis é levar a criança ou adolescente com documento de identificação e a caderneta de vacinação.
Caso a criança ou adolescente tenha sido diagnosticado com dengue, é necessário aguardar seis meses para iniciar o esquema vacinal. Se houve a contaminação por dengue após a primeira dose, deve-se manter a data prevista para a segunda dose, desde que haja um intervalo de 30 dias entre a infecção e a segunda dose.
A faixa etária elegível para vacinação contra a dengue na rede pública continua a ser de 10 a 14 anos, conforme orientação do Ministério da Saúde.
*Com informações da SES-DF
Fonte: Agência Brasília