O Instituto Brasília Ambiental abriu, oficialmente, na manhã de hoje (2), por meio de sua Unidade de Educação Ambiental (Educ), a 3ª edição do Natal no Cerrado. O evento ocorre no parque ecológico Três Meninas, em Samambaia. Entre outras atividades, a abertura contou com plantio de mudas, feito por crianças assistidas pela Associação local Divinas Mãos que Ajudam (Asdima), parceira do órgão ambiental na realização do evento.

As cerca de 40 crianças, assistidas pelos agentes da Unidade de Conservação, plantaram mudas típicas do Cerrado | Foto: Brasília Ambiental

Depois de ouvir a contação de história do livro O Buriti da Praça de Brasília – feita pela própria autora, a educadora ambiental do Instituto, Mariana dos Anjos – as cerca de 40 crianças, assistidas pelos agentes da Unidade de Conservação, plantaram mudas típicas do Cerrado. O plantio abrangeu mudas de xixá, aroeira, savana, pau-ferro (jucá), ingá amarelo, burana, paineira, pitomba, tamboril, goiaba selvagem (araçá), entre outras.

O chefe da Educ, Marcus Paredes, explicou que este ano a “pegada” do evento junta o ambiental com o social. “Viemos para um parque localizado em uma região com mais pessoas em vulnerabilidade social, fizemos a parceria com a associação local. Estamos buscando, junto aos servidores do órgão e à sociedade em geral, ajuda para essa entidade, que assiste cerca de 600 crianças carentes. Ao mesmo tempo, nesta abertura hoje, estamos trazendo as crianças para conhecerem o parque e receber orientações de educação ambiental na prática”, enfatizou.

Para a coordenadora da Asdima, Divina Silva de Oliveira, a parceria com o Brasília Ambiental foi gratificante por proporcionar às crianças assistidas uma maior proximidade com a natureza, nesse viés do espírito natalino. “Queremos que elas enxerguem um mundo melhor, e essa época do Natal facilita isso. São crianças muito carentes, que estão amando esta oportunidade. Tudo aqui pra elas é novo. É uma maneira de mostrar a importância do meio ambiente. Acredito que é ensinando as crianças que conseguimos a preservação ambiental do mundo em que vivemos. Agradeço muito ao Instituto por essa parceria”, ressaltou.

A exposição de painéis “Natureza é…” ficará no parque até o dia 6 de janeiro. O parque abre diariamente das 6h às 19h | Foto: Brasília Ambiental

Além da contação de história e do plantio, o evento contou com pula-pula e outros brinquedos infláveis, distribuição de algodão doce, entrega de lanches pela Associação de Servidores do Instituto Brasília Ambiental (Asibram) e visita à exposição de painéis Natureza é…, que permite interatividade, possibilitando, por meio de QR Code, que o visitante ouça o som dos animais da tela. A exposição ficará no parque até o dia 6 de janeiro. O parque abre diariamente das 6h às 19h.

*Com informações do Brasília Ambiental