A partir desta segunda-feira (6), a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) terá a 1ª Semana Distrital do Hip-Hop. Aprovada por lei, dentro da legislação que declarou o hip-hop patrimônio cultural imaterial do DF, o público conta com exposição de grafite, apresentação de rap e batalhas de MCs.

Com uma programação gratuita e aberta ao público, os visitantes contam com feira de expositores periféricos, exposições, mostra de filmes, intervenções artísticas, apresentações musicais e homenagens. A data foi escolhida pela proximidade com o Dia Mundial do Hip-Hop, comemorado em 12 de novembro.

“O hip-hop pode ser o primeiro contato de um jovem negro e periférico com a cultura. Pode ser o primeiro contato que ele vai ter com a dança, com a música e com a arte. Celebrar esse movimento que salva tantas vidas dentro da institucionalidade é muito gratificante. É uma forma de devolver, pelo menos um pouco, tudo o que essa cultura me deu”, ressalta Max Maciel.

O projeto faz parte da Lei nº 7.274, de autoria do distrital. A abertura oficial da semana conta com o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa do Hip-Hop como Patrimônio Cultural Popular e a abertura da exposição “Linha do Tempo 50 anos do Hip-Hop”.

PROGRAMAÇÃO

10h: Exposição Linha do Tempo 50 anos do Hip-Hop

Local: Hall de entrada – Térreo Superior

12h: Cine Rap: Minha Quebrada – Adirley Queirós. Dir.: Max Maciel

12h20: Cine Rap: Rap, o Canto da Ceilândia – Dir.: Adirley Queirós

Local: Auditório da CLDF

17h30: Abertura oficial da 1ª Semana Distrital do Hip-Hop, com a solenidade de Lançamento da Frente Parlamentar em Defesa do Hip Hop como Patrimônio Cultural Popular

Local: Praça do Servidor

18h30: Atração Musical com DJ

Local: Praça do Servidor

19h30: Encerramento