Os 50 casais do Casamento Comunitário, iniciativa da Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), participam, nesta quinta-feira (25), de encontro pré-nupcial, às 9h, quando vão conhecer a logística do evento para transporte, cabelo e maquiagem das noivas, além do ensaio para a cerimônia. A reunião será no Museu Nacional da República.
A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, explica que a iniciativa tem o objetivo de preparação para a cerimônia, com tudo o que os casais têm direito. “Os noivos participam de um ensaio geral para conhecerem a logística do evento. A cada edição buscamos surpreendê-los, porque este programa realiza sonhos. São casais que há muitos anos aguardam por esse momento e queremos corresponder à expectativa, exatamente à altura”, afirma a titular da Sejus.
A 1ª edição do Casamento Comunitário de 2024 será no próximo domingo (28), às 17h30, no Pontão do Lago Sul. Para a cerimônia, uma grande estrutura de 1.118 m² de área está sendo montada no local. O espaço comporta nave para entrada dos casais, palco para o tão esperado sim, cadeiras para os convidados e ambiente para fotos do brinde e corte do bolo.
A 1ª edição do Casamento Comunitário de 2024 será no próximo domingo (28), às 17h30, no Pontão do Lago Sul. Para a cerimônia, uma grande estrutura de 1.118 m² de área está sendo montada no local
A Sejus subsidia toda a solenidade e arca com os custos relacionados a taxas de cartório. A pasta tem parcerias com a sociedade civil e a iniciativa privada e conta com um acervo com mais de 100 vestidos de noiva. Nesta 1ª edição de 2024, o Ateliê Maria Virgínia disponibilizou 35 vestidos que serão estreados pelas nubentes. Os noivos também utilizam ternos do acervo da Sejus. No dia do casamento as noivas são maquiadas e penteadas no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
O programa Casamento Comunitário teve sua primeira edição em 2020 e foi instituído por meio do Decreto nº 41.971/2021. Neste ano, 50 casais vão participar da cerimônia, no dia 28 de abril, no Pontão do Lago Sul. Até o momento, foram realizadas oito edições do programa, com mais de 300 casais beneficiados. Na edição mais recente, ocorrida em dezembro de 2023, 51 noivos se casaram à beira do Lago Paranoá.
Passo a passo até o altar
O Casamento Comunitário do Distrito Federal de 2024 tem cinco etapas: inscrição e análise das documentações, divulgação da lista dos casais contemplados, entrega das documentações nos cartórios, participação no encontro preparatório destinado aos esclarecimentos sobre a cerimônia e ensaio geral e o tão aguardado casamento.
Os casais contemplados já entregaram as documentações no cartório, conforme estabelecido na Portaria nº 340.
Quando há desistência ou anulação do processo seletivo do casal inscrito, são chamados os candidatos seguintes, respeitada a ordem cronológica de inscrição. A eventual chamada é realizada quando existe tempo hábil para habilitação de casamento junto ao respectivo Cartório de Registro Civil, obedecidos os prazos legais.
*Com informações da Sejus
Fonte: Agência Brasília