A governadora em exercício Celina Leão participou da posse dos deputados e deputadas federais nesta quarta-feira (1º). A cerimônia no Congresso Nacional marcou o início da 57ª legislatura aos eleitos, para o período 2023-2026.

A governadora em exercício Celina Leão prestigiou a posse da bancada de parlamentares do DF na Câmara dos Deputados | Foto: George Gianni / VGDF

A abertura do ano legislativo começou com a sessão preparatória de posse, às 10h. Nela, os 513 deputados federais diplomados foram empossados.

A sessão foi dirigida pelo atual presidente da Casa, o deputado federal Arthur Lira (PP-AL), colega de partido de Celina Leão, que também exerceu mandato na Casa. O dia também reserva a formação de blocos parlamentares, a escolha e eleição dos cargos da Mesa Diretora.

Pelo DF, tomaram posse Bia Kicis (PL); Fred Linhares (Republicanos); Erika Kokay (PT); Rafael Prudente (MDB); Júlio César Ribeiro (Republicanos), que ocupa cargo de secretário de Esporte e Lazer; Reginaldo Veras (PV); Alberto Fraga (PL); e Gilvan Máximo (Republicanos).

A posse dos congressistas foi marcada por um reforço no policiamento na região central de Brasília. O trânsito de veículos na Esplanada dos Ministérios está restrito a servidores, autoridades e convidados, e todo o espaço está sendo monitorado pelas forças de segurança do DF. Antes de se dirigir ao Congresso, a governadora em exercício compareceu ao Supremo Tribunal Federal (STF), para abertura do ano judiciário.

Celina Leão participa da posse de deputados federais