O Governo do Distrito Federal oficializou a criação da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher em Ceilândia, a DEAM II. Atualmente, a capital federal conta com apenas uma especializada, localizada na 204 Sul. O espaço fará parte do novo Complexo da Polícia Civil em Ceilândia, conforme antecipado pelo Correio em reportagem especial sobre os desafios de denúncias de violência doméstica e familiar, em março.
A DEAM II, vinculada ao Departamento de Departamento de Polícia Especializada (DPE), funcionará no mesmo espaço onde é a 15ª Delegacia de Polícia, em Ceilândia Centro. Além disso, o complexo também terá um Núcleo Regional de Perícias, do Departamento de Polícia Técnica (DPT). As medidas foram estabelecidas por meio do decreto nº 40.637, assinado pelo governador Ibaneis Rocha.
Para Robson Cândido, diretor-geral da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), a ampliação dos atendimentos descentraliza os serviços periciais, que funcionam no Complexo da Polícia Civil, no Parque da Cidade. “A abertura da segunda unidade policial especializada no atendimento à mulher irá reforçar o atendimento e registro de ocorrências, principalmente, em áreas mais distantes do Plano Piloto. Atualmente todas as delegacias já oferecem esse serviço à mulher”, explica.
“No Núcleo Regional de Perícias serão realizadas as perícias em vítimas de violência doméstica, de lesões corporais, toxicologia e sexologia. Perícias em veículos também passarão a ser atendidas no local”, enfatiza o diretor.
O espaço onde atualmente funciona a 15ªDP será reestruturado papara receber as novas unidades policiais. Depois, os servidores da PCDF serão designados para atuação na área. A expectativa é que o novo complexo seja inaugurado em abril.
Informações do Jornal Correio Braziliense