A cidade de Planaltina tem como patrimônio histórico a Casa do Artesão, ela foi construída em 1932 e foi a sede da primeira delegacia da cidade.

Após o fechamento da delegacia os artesãos da cidade ocuparam o espaço, porém há alguns anos foi interditado.

O atual atual Secretário de Turismo do DF, Cristiano Araújo, iniciou sua gestão realizando algumas ações no local.

A primeira ação foi providenciar uma limpeza na área, além da realização do escoramento externo e interno das paredes fragilizadas pelo tempo.

“A CASA DO ARTESÃO DE PLANALTINA É UMA DAS PRIORIDADES DA SETUR, ESTAMOS TOMANDO AS PROVIDÊNCIAS NECESSÁRIAS PARA QUE, EM BREVE, ESSE LOCAL VOLTE A SER UM ESPAÇO DEDICADO AO ARTESANATO DE PLANALTINA, GERANDO EMPREGO E RENDA PARA A POPULAÇÃO”, AFIRMA CRISTIANO.

A casa estava interditada desde 2020, porém alguns artesãos ainda utilizavam o local, servidores da Setur mediaram à negociação e a área foi totalmente desocupada.

A Secretaria de Turismo licitou empresa para fazer o projeto de revitalização e aguarda apenas aprovação do CONDEPAC (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural do DF).

A aprovação deve ocorrer após o dia 27 de fevereiro, dia que está marcado uma Consulta Pública na Casa da Cultura de Planaltina.

A Secretaria de Turismo do DF está acompanhando todo o processo, e por ser um patrimônio público, a obra de restauração envolve um trabalho complexo.