A pandemia de coronavírus, com as suas restrições no que tange a circulação de pessoas e venda de bebidas alcoólicas, tem impactado nos números da segurança pública do DF. Um levantamento realizado Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) indica que março de 2021 teve o menor número de homicídios para o mês dos últimos 22 anos na capital. Foram registradas 13 vítimas desse tipo de crime, enquanto no mesmo período de 2020, foram 44 mortes.

De acordo com o levantamento, entre janeiro e março do ano passado, o DF teve 116 vítimas de homicídios. No primeiro trimestre deste ano, esse número caiu para 82, marcando redução de 29,3%. Houve também queda de quase 30% nas tentativas de homicídio: de 212 para 149 registros.

As reduções vão além dos homicídios, pois o número de vítimas de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), que inclui homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte, também foram os menores dos últimos 22 anos no mês passado. Há anos o PI tem acompanhado os números no DF e divulgado para seus leitores.

Já com relação aos latrocínios, houve queda de 70%. Nos primeiros três meses deste ano, foram seis vítimas, contra 19 no mesmo período de 2020.

Importante observar também o impacto da mudança metodológica implementada em 2015, na avaliação de indicadores, na Gestão do Secretário Arthur Trindade. Tais impactos ainda serão sentidos nos próximos anos.