O isolamento social recomendado pelos especialistas em saúde do Distrito Federal para conter o avanço do coronavírus vem sendo cumprido apenas parcialmente pela população. Dados de geolocalização analisados pela empresa In Loco mostram que cidades como Plano Piloto, Gama e Águas Claras, por exemplo, figuram entre os locais que menos respeitam a orientação de ficar em casa.
Segundo os dados mais recentes desta segunda-feira (13), somente 50% dos habitantes e trabalhadores do Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) mantém firmes as políticas de isolamento, ocupando a última colocação no ranking. Em seguida, o Plano Piloto com 51% de sua população em suas casas. O Setor Complementar de Indústria e Abastecimento (SCIA) é o terceiro da lista com pior índice, 56% de sua população tem respeitado as determinações restritivas.
A obediência às regras de isolamento contribui diretamente para a redução dos casos de vítimas do vírus. O Plano Piloto lidera o ranking das RAs mais afetadas:são 176 ocorrências da doença, o que corresponde a 27% do número de infectados em todo o Distrito Federal. Águas Claras ocupa o segundo lugar, são 67 pessoas registradas pela Secretaria de Saúde. O Lago Sul é o terceiro com maior incidência do coronavírus, 62 pessoas foram diagnosticadas desde o início da quarentena.
Bons exemplos
Regiões administrativas mais afastadas do centro dão exemplo de cidadania, segundo o levantamento. O Riacho Fundo II aparece na pesquisa como a cidade que mais cumpre o isolamento, com 91% da população em casa durante a última análise. Varjão, Paranoá e Recanto das Emas seguem a lista, com, respectivamente, 82%, 81% e 79% dos moradores no lar.
Informações do Jornal Correio Braziliense