Segundo dados do Governo local, o Riacho Fundo II é a terceira região administrativa que mais respeita o isolamento social no Distrito Federal. Com o índice de 82%, e nenhum caso de infecção até o momento. Em segundo lugar, aparece Jardim Botânico, com 84%. A primeira posição é da Fercal, que tem índice de 100%.
A administradora do Riacho Fundo II, Ana Maria, considera que os moradores devem continuar seguindo as medidas de prevenção, pedindo o cumprimento das medidas de isolamento social para o combate ao coronavírus.
“verificamos uma redução significativa do número de pessoas circulando nas ruas da cidade, mostrando a adesão de boa parte dos moradores que tem se conscientizado da importância do isolamento” comentou.
O Distrito Federal possui o maior índice de pessoas que aderiram às medidas de isolamento social para se proteger do novo coronavírus: 56,47%. É o que diz um levantamento da empresa de softwares In Loco, que utiliza o georreferenciamento de celulares para fazer o estudo.
Outra pesquisa, realizada pelo Google, aponta que, no Brasil, o Distrito Federal se destaca por ser uma das unidades da Federação que mais tem respeitado o isolamento domiciliar. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a medida é a mais eficaz no combate ao contágio pelo coronavírus até o momento. Assim, o avanço do número de infectados fica mais lento, o que ajuda a não sobrecarregar os sistemas de saúde.
É importante ressaltar o trabalho de planejamento dos servidores da saúde que atuam na localidade, pois foi fundamental para obter êxito nessa quarentena. Segundo informações, os agentes de saúde visitaram e continuam visitando as residências conscientizando a população sobre a importância de respeitar a quarentena. Atualmente, o Riacho Fundo II conta com sete médicos para atender a população da cidade de aproximadamente 90 mil pessoas. Além disso, a cidade possui uma população altamente dependente do Sistema Único de Saúde e seus agentes de saúde, mesmo sem receber gratificações de insalubridade, estão sendo um grande divisor de águas.
Da redação do Policiamento inteligente