Este ano não teremos bolo nem desfile, mas, em breve, iremos comemorar juntos os avanços e as entregas necessárias para que a qualidade de vida “bata efetivamente na porta” de cada cidadão de São Sebastião. Cidade esta que tem potencial para se tornar um dos melhores lugares para se viver no Distrito Federal. Digo isso, pois são poucas as regiões na Capital da República que possuem potencial agropecuário, rural, ecológico, cultural, esportivo e comercial tão latente.
Nossa produção rural atinge todo o “quadrado federal”, e, por vezes, avança através das fronteiras nacionais e internacionais oferecendo produtos que dariam inveja à mesa de qualquer um. O turismo ecológico já atrai público disposto ao lazer natural, essencial ao bem estar físico e mental.
A comunidade cultural é reconhecida como extremamente heterogênea, com qualidade para oferecer música, teatro, artesanato, dança e tantos outras diversidades culturais aos mais variados tipos de exigências.
Temos atletas de renome espalhados pelo país – e até fora dele – que exaltam nossa excelência na “produção” de esportistas e mestres com os quais nos relacionamos em busca de soluções para o fomento do esporte local.
O setor produtivo permite que consumidores de diversas regiões cheguem por meio da DF-463, da DF-473, entre outros acessos, para terem a satisfação em acessarem um dos mercados mais variados do DF e deixarem aqui parte das suas “riquezas” que fomentam a economia, gerando emprego e renda para todos nós.
Mesmo assim, “olhos” anteriores deixaram de observar esse potencial. Voltaram-se para interesses pessoais, obcecadamente políticos e sem fundamento com a obsessão pela execução e resultado prático. “Governo é pra quem mais precisa, pois o rico basta não atrapalhar”, essa tem sido a máxima do governador Ibaneis Rocha que extinguiu a falta de liderança governamental por aqui onde as atividades públicas podem sim ter a participação de parceiros que querem ajudar a melhorar a vida do povo, entretanto, sabem que há comando único.
Resultado: a esperança das pessoas que vivem aqui em São Sebastião em dias melhores com a construção de mais de 10 quilômetros lineares de calçadas; substituição de 760 pontos iluminação antiga por lâmpadas de LED priorizando as áreas comerciais; instalação de quatro pontos de encontro comunitário (PEC’s); início da regularização fundiária com a contratação das empresas que farão os levantamentos; pavimentação da Estrada São Bartolomeu, no Núcleo Rural Capão Comprido; contratação da empresa que fará o Plano de Manejo do Parque do Bosque, com vistas à revitalização e construção de novas estruturas no local; execução de dois terços da quantidade de buracos existentes nas vias urbanas pavimentadas; recuperação das estradas rurais; recuperação das estradas urbanas não pavimentadas; início da construção da UBS do Jardins Mangueiral (em 2019 fazia parte da RA-XIV); início das propostas para construção da Casa da Mulher Brasileira na região; aumento do efetivo em 50 policiais no 21º Batalhão da PMDF; melhorias na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) com o aumento de médicos, troca de cadeiras e outras manutenções na unidade; manutenção da cidade com poda, roçagem e sinalização de trânsito, entre outros.
Estamos longe de atingir as metas que queremos. Além disso, não executamos todas as ações na velocidade que gostaríamos, mas na inércia não ficaremos. Deixamos claro para todos os órgãos públicos e para a nossa sociedade que nossa Administração Regional é sim responsável por tudo que acontece por aqui, tudo. Mesmo que a capacidade operacional não esteja sempre “em nossas mãos”. Ou seja, cumpriremos nosso dever institucional até a última hora seguindo os preceitos previstos na Lei Orgânica do DF, pois assim continuaremos firmes no desafio de transformar São Sebastião em um dos melhores lugares para se viver no DF. Eu acredito!
Parabéns São Sebastião – RA-XIV, pelos seus 27 anos (e tantos outros não contabilizados)! Apesar dos desafios temos muita coisa boa a comemorar! Obrigado por tudo!
Por Alan Valim
Administrador Regional de São Sebastião