Em São Sebastião, 210 bocas de lobo receberam limpeza. Ao todo, foram recolhidas 800 toneladas de lixo. O serviço iniciou de forma preventiva, ainda em agosto, com o objetivo de evitar que as unidades transbordassem quando o período chuvoso iniciasse.
As chuvas começaram e a ação continua. O trabalho é feito pela equipe de obras da Administração Regional e já passou pela Avenida São Sebastião e os bairros Residencial do Bosque, São José, Vila Nova, Setor Tradicional e Morro Azul. Nesta semana, é a vez do Residencial Oeste. Das 210 bocas de lobo, 65 receberam novas tampas e 50 meio-fio vazado.
O administrador Alan Valim lembra que a cidade está localizada num vale, o que facilita na formação de enxurradas. “Por isso é tão importante o serviço de prevenção aos possíveis transtornos da chuva”, completa. Entretanto, ele pontua: “Todo esse trabalho não pode ser em vão. A população precisa colaborar”.
Valim também conta que várias campanhas de conscientização, explicando a importância de manter a cidade limpa, são realizadas junto às comunidades e nas redes sociais.
“Quando falamos de não jogar lixo nas ruas, estamos tratando de uma questão de segurança, de integridade física de todos”, afirma. “A população precisa ter consciência disto. Não jogar lixo na rua, acondicionar bem seus resíduos e respeitar os horários de coleta do SLU (Serviço de Limpeza Urbana)”, alerta.
Coleta Seletiva
Além dos horários da coleta convencional do SLU, os moradores precisam ficar alerta aos horários da Coleta Seletiva. Os bairros São Bartolomeu, Residencial Oeste, Morro Azul, Vila Nova, Bela Vista, Residencial do Bosque, São José, São Francisco, Centro e Setor Tradicional recebem o serviço.
Desde do início do mês, há um ponto de descarte eletrônico na Administração Regional. O cidadão pode descartar pilhas, baterias, fones de ouvido, monitores, impressoras, teclados, lâmpadas eletrônicas, rádios, celulares, carregadores, televisores, câmeras fotográficas e tablets.
*Com informações da Agência Brasília