Com o objetivo de combater o mosquito Aedes aegypti, São Sebastião recebe o Programa Sanear Dengue nesta segunda-feira (27).

Serão cerca de 50 agentes de diversos núcleos da Vigilância Ambiental realizando visitas com inspeção, orientação e tratamento biológico – caso seja encontrado focos – nos bairros da região. Além disso, o carro fumacê também vai passar nas ruas borrifando produto químico. A gerente do núcleo de São Sebastião, Aline Ruben, orienta que os moradores no momento em que o veículo passar abram portas e janelas.

Para o administrador Alan Valim, o programa chega em uma boa hora.

“Vamos aproveitar que as pessoas estão em casa nesse período de pandemia por conta da Covid-19 e reforçar todas as orientações e ações contra a proliferação do mosquito”, destaca.

Até a semana 15 de 2020 foram registrados 1228 ocorrências de dengue em São Sebastião, em 2019 no mesmo período esse número era de 1419 casos. Os dados são do Sistema de Informação de Agravos de Notificação do Ministério da Saúde.

“É um trabalho de formiguinha, mas estamos firmes na luta contra o mosquito transmissor não só da dengue, mas também da Chikungunya e Zika vírus. Quase duzentos casos a menos e um grande avanço, considerando que ano passado esse número só crescia”, acrescenta Valim.

Sobre o programa

O Sanear Dengue é um programa criado pelas Secretarias Executiva das Cidades e de Políticas Públicas, ambas da Secretaria de Governo, além da Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival), com apoio do Corpo de Bombeiros e administrações regionais. Ele já passou pelas cidades da Fercal, Sobradinho II, Sobradinho, Gama, Santa Maria. As próximas serão Vicente Pires, Ceilândia, Guará, Taguatinga, Arniqueiras, Brazlândia, Itapoã e Paranoá.

Serviço

Programa Sanear Dengue em São Sebastião
Dia: segunda-feira, 27 de abril
Horário: 8 horas
Ponto de concentração: Administração Regional de São Sebastião – Quadra 101, Área Especial S/N, Residencial Oeste.

Da redação do Policiamento Inteligente com informações da Assessoria de Comunicação da Administração Regional de São Sebastião