Texto: Karina Linhares
Fotos: Paulo Jamir/ CCS/ PMDF
A formatura do II e III Curso de Aperfeiçoamento de Praças (CAP I e II -2020) ocorreu na manhã desta sexta-feira (18), no pátio de formatura da Diretoria de Especialização e Aperfeiçoamento (DEA), em Taguatinga.
O CAP II iniciou no dia 20 de julho de 2020. Teve a participação de 258 terceiros-sargentos, sendo 234 policiais do gênero masculino e 24 feminino. O CAP III iniciou em 19 de dezembro de 2020, com 150 alunos matriculados, sendo 143 policiais homens e sete mulheres. Esses formandos têm em média 42 anos de idade e 18 anos de serviços prestados à população do Distrito Federal.
Devido à pandemia iniciada em 2020, o curso desenvolveu-se na modalidade EaD, com 11 disciplinas, distribuídas em três módulos, totalizando uma carga horária de 104 h/a, tendo como referencial a atividade-meio e administrativa da PMDF, inerentes à função dos formandos. Disciplinas como Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), Direitos Humanos aplicados à atuação policial, Noções de Logística, Direito Penal Militar e Direito Processual Militar, dentre outras disciplinas foram ministradas na plataforma virtual do ISCP/DEC.
Na ocasião, O Comandante-geral, Coronel Vasconcelos, destacou a importância da ascensão no fluxo da carreira, ressaltando a necessidade de voltar ao centro de treinamento para terminar a parte prática. “É necessário a habilitação, sobretudo, para fazer o CAEP (Curso de Aperfeiçoamento e Especialização de Praças). Se esforcem para que no momento correto, quando forem convocados, e terminem toda essa parte presencial que é importantíssimo”.
O Comandante-geral aproveitou o ensejo para evidenciar focos primordiais do atual Comando, como a saúde global, no que diz respeito ao sistema e a cada um dos policias militares, além de “trazer e manter todas as condições técnicas, psicológicas e de infraestrutura para corporação.”
O Sargento Eduardo Melo disse sentir-se muito feliz por concluir mais essa fase na carreira. “Me sinto honrado e respeitado pelo comando da corporação por poder dar andamento a conclusão de mais um curso importantíssimo na carreira. Dessa vez minha família não pode acompanhar a solenidade por conta da pandemia, mesmo assim todos estão felizes com a nova etapa que se inicia”.
O Chefe do DEC, Coronel Rodrigo, ressaltou a necessidade da parte presencial que está suspensa “a parte presencial capacitará os senhores para desempenhar melhor as funções no dia a dia. A prática do tiro será um treinamento específico, em virtude da adaptação feita comas pistolas CZ.”
O primeiro colocado foi o Sargento Cleiton Mendonça com a nota de 99,79, o segundo foi o sargento Davi José com 99,70 e a terceira foi a sargento Lussandra Maria com a nota de 99,63
Estiveram presentes na solenidade além dos policiais militares formandos, o Comandante-geral Coronel Vasconcelos, o Chefe do Estado-Maior, Coronel Danilo, o Chefe do Departamento de Educação e Cultura, Coronel Rodrigo, o deputado distrital, Hermeto, também praças e oficiais.