A Câmara Legislativa (CLDF) abordou a situação atual dos programas e benefícios sociais mantidos pelo Governo do Distrito Federal. A pauta foi destaque na Comissão de Fiscalização, Gestão, Transparência e Controle da Casa. A sessão recebeu o subsecretário de assistência social da Secretaria de Desenvolvimento Social, Coracy Chavante, para avaliar o estado dos programas.
“Hoje há um aumento dos moradores de rua, e não adianta termos apenas uma política de segurança. Precisamos também de políticas sociais. Por isso é importante estarmos aqui verificando como esses programas sociais funcionam e esclarecendo à população quais são os programas e auxílios oferecidos pelo GDF”, disse a deputada Paula Belmonte (Cidadania), presidente da comissão.
Conforme dados da Secretaria de Desenvolvimento Social, o Distrito Federal possui 351.930 famílias inseridas no Cadastro Único, que reúne todos os programas sociais do governo. O número total de indivíduos cadastrados ultrapassa 821 mil pessoas.
O subsecretário também enfatizou a dificuldade de implantação de novos centros de acolhimento a pessoas em situação de vulnerabilidade. Para ele, “a dificuldade é grande, inclusive com decisões judiciais contra a permanência dessas unidades em áreas residenciais”.