A Câmara Legislativa do DF (CLDF) lançou a Frente Parlamentar de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente com Altas Habilidades/Superdotação. A proposta foi idealizada pela deputada Paula Belmonte (Cidadania).
De acordo com a parlamentar responsável, o lançamento da Frente Parlamentar visa a identificação dessa parcela da população e a ampliação e qualificação do atendimento nos aspectos emocionais e pedagógicos, seja pela família, pelo professor ou pela sociedade. A Frente promoverá defesa, ações e políticas públicas voltadas para o atendimento e desenvolvimento da Criança e Adolescente com Altas Habilidades/Superdotação”.
Ainda de acordo com a distrital, essas crianças e adolescentes têm necessidades específicas que por vezes não são atendidas pela sociedade e sistema educacional. Ela acrescenta que “as crianças e os adolescentes com altas habilidades enfrentam desafios únicos no seu desenvolvimento e integração na sociedade. Muitas vezes, suas habilidades excepcionais são mal compreendidas ou subutilizadas, o que pode resultar em dificuldades emocionais, sociais e acadêmicas”.
Foram convidados para a reunião especialistas, entidades da sociedade civil e demais interessados, a fim de desenvolver propostas e estratégias que promovam a inclusão e garantam os direitos dessas crianças e adolescentes.