No início desta semana, a Câmara Legislativa do Distrito Federal lançou uma Frente Parlamentar em Defesa das Escolas Cívico-Militares. Durante o evento, foi apresentado um vídeo com depoimentos de pais, familiares, professores e estudantes matriculados em colégios cívico-militares em apoio ao modelo.

O presidente do colegiado, deputado Thiago Manzoni (PL) afirmou que essas escolas “são defensoras de nossos valores e tradições mais virtuosos”.

Segundo o parlamentar, as escolas cívico-militares têm a aprovação de mais de 88% dos alunos e dos pais de alunos.

Manifestaram apoio à Frente o representante do Corpo de Bombeiros Militar do DF, coronel Moisés Barcelos, e o comandante da Companhia de Colégios Cívico-Militares do DF, major Fagner Oliveira Dias. Segundo ele, o que diferencia as escolas cívico-militares das demais escolas militares é o ambiente de alta vulnerabilidade social, o que torna o modelo ainda mais relevante e, inclusive, um programa de segurança pública a longo prazo.

Ao término da sessão solene, transmitida ao vivo pela TV Distrital (canal 9.3) e YouTube, com tradução simultânea em Libras, foram entregues diplomas de honra ao mérito a alunos que se destacaram por seu desempenho e moções de louvor a gestores pela dedicação à comunidade escolar.