A Câmara Legislativa (CLDF) lançou a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas com Autismo. O projeto foi apresentado em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, em sessão solene na tarde dessa segunda-feira (3). O encontro no plenário foi transmitido ao vivo pela TV Distrital (canal 9.3) e pelo YouTube.
O autor da homenagem e presidente da Frente, deputado Eduardo Pedrosa (União Brasil) falou sobre a importância do tema em questão. Segundo ele, as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) sofrem com a estigmatização e a discriminação.
O deputado acredita que haja cerca de 6 milhões de pessoas com autismo no Brasil. Porém, o país ainda não tem dados oficiais sobre o segmento.
“Infelizmente, a sociedade ainda desconhece o que é autismo e, como consequência, desconhece os direitos que as pessoas possuem”, disse o parlamentar.
Também foram pautadas temáticas como a falta de diagnóstico precoce, de atendimento especializado, de profissionais capacitados e de apoio às famílias. A frente parlamentar voltada ao segmento, quer dar visibilidade e atuar pela causa, em conjunto com as famílias e comunidades de apoio, instituições e associações.
A diretora de Educação Inclusiva e Atendimentos Educacionais Especializado da Secretaria de Educação, Renata Souza ressaltou que há 6.956 estudantes com TEA na rede do DF. Segundo ela, a educação precoce abrange crianças de até 3 anos e 11 meses, cujo objetivo é o acolhimento das crianças e suas famílias.