A educação empreendedora está se consolidando e, ao mesmo tempo, estimulando o potencial criativo de estudantes e gestores da rede pública de ensino. Hoje, dia 10 de março, o Governo do Distrito Federal (GDF) e o Sebrae renovaram um acordo de cooperação até 2025 para promover iniciativas nas escolas públicas, beneficiando cerca de 290 mil alunos em 2022.
O Sebrae, além de conscientizar os estudantes sobre empreendedorismo e fornecer treinamento técnico, também irá apoiá-los na busca por soluções em áreas como saúde, meio ambiente e educação, oferecendo a possibilidade de criar startups.
A cerimônia de assinatura ocorreu em um restaurante na Asa Sul e contou com a presença da governadora em exercício Celina Leão, da secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, e da superintendente do Sebrae-DF, Rose Rainha.
“O Sebrae sempre nos apoiou; tivemos mais de 500 professores que conseguiram pós-graduação gratuita com o Sebrae. E também faço um pedido aqui, que possamos ter uma escola empreendedora, assim como temos as escolas de gestão compartilhada. Todos os grandes projetos tiveram participação do Sebrae e sabemos que podemos contar com eles”, afirmou a governadora em exercício.
Para a secretária de Educação, o envolvimento do terceiro setor é fundamental para o desenvolvimento dos alunos. “Esse trabalho vem sendo feito junto às escolas e leva milhares de alunos a pensarem no empreendedorismo, a pensarem em empreender, mudar conceitos, trabalhar a criatividade. Às vezes, o aluno pode ter uma ideia e vender essa ideia, por isso temos um projeto de trabalhar incubadoras e desenvolver startups junto aos estudantes”, detalha.
O projeto de Educação Empreendedora do Sebrae já está presente em mais de 5 mil municípios e atendeu mais de 12 milhões de estudantes, capacitando também mais de 750 mil professores.
No Distrito Federal, a parceria busca estimular o potencial criativo e inovador dos estudantes durante sua vida escolar, o que tem gerado resultados positivos. “Em 2022, mais de 15 mil professores foram capacitados em educação empreendedora, com algum tipo de ação, e quase 300 mil alunos receberam formação. O Sebrae atua desde a sensibilização da educação empreendedora com os alunos das séries iniciais até os alunos do ensino médio, que têm a oportunidade de se formarem no curso técnico de administração. Isso significa que eles saem com dois diplomas”, detalha a superintendente do Sebrae-DF.
Na reunião ocorrida na sexta-feira (10), participaram do evento os 14 coordenadores regionais de ensino, bem como subsecretários e gestores do governo. Para o coordenador da região de Taguatinga, Murilo Marconi, a parceria com o Sebrae desperta e aprimora habilidades presentes em muitos alunos. “Muitos deles já são financeiramente proativos em casa, então essa iniciativa acrescenta conhecimento a eles. Além disso, muitos já estão envolvidos com o empreendedorismo, vendendo docinhos, por exemplo. É importante incentivar essa mentalidade empreendedora neles”, argumenta.