No dia 8 de março, quarta-feira, a Lotus realizou um almoço especial em homenagem às suas colaboradoras, mulheres que fazem parte do cotidiano da empresa, que emprega um total de 40 trabalhadoras. De acordo com Leandro Andrade, diretor de marketing da construtora, a homenagem às mulheres é uma tradição na empresa. “Fazemos isso todos os anos porque reconhecemos o papel imprescindível delas na vida e no trabalho”, orgulha-se ele.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as mulheres estão rompendo barreiras e superando desafios na indústria da construção civil. Entre 2007 e 2018, houve um aumento significativo de 120% na presença feminina nesse setor, evidenciando uma mudança de paradigma e uma perspectiva renovada da mulher dentro de uma área de trabalho que tradicionalmente era dominada por homens.

Para Luiz Felipe Hernandez, CEO da incorporadora e construtora, a força da mulher é uma grande marca da empresa. “A Lotus, desde a sua fundação, fez questão de trazer mulheres para o time. A garra, a sensibilidade e a doação das mulheres refletem substancialmente nos nossos resultados”, garante ele. “Além disso, fomos criados, eu e meu irmão, por uma mãe forte, guerreira e que sempre nos ensinou sobre o verdadeiro valor da mulher”, completou o CEO.

As mulheres que trabalham na construção civil enfrentam muitos obstáculos e alcançam muitas vitórias ao longo de sua jornada profissional. Na Lotus, as mulheres estão presentes em várias áreas, desempenhando funções como operárias de campo, engenheiras, arquitetas, representantes comerciais, financeiras, corretoras, auxiliares e assistentes.

“Elas são, naturalmente, muito empenhadas e detalhistas, com um olhar crítico, delicado e respeitoso, e estão sempre focadas. Com incontáveis virtudes, elas têm se destacado pela competência singular nos serviços prestados.”, faz questão de observar Ruy Hernandez, também CEO da Lotus. “A nossa mãe é a nossa maior inspiração e referência de mulher. Ela nos ensinou o verdadeiro valor de uma mulher”, completou.

Programação única

Durante um evento promovido pela Lotus, além do almoço, houve também um bate-papo com duas grandes líderes femininas, organizado para compartilhar um pouco das experiências pessoais e profissionais dessas mulheres com as colaboradoras da empresa. Ruy Hernandez e Luiz Felipe Hernandez convidaram a advogada Fernanda Hernandez, sócia-fundadora da Advocacia Fernanda Hernandez, e Ani Sanders, fundadora do Grupo Progresso, para dividirem suas histórias de vida e carreira.

Fernanda Hernandez destacou a evolução das condições de trabalho para mulheres nos últimos 100 anos, embora ainda haja muito a ser conquistado. Apesar dos preconceitos e obstáculos enfrentados, Fernanda enfatizou que as mulheres podem brilhar e alcançar seus objetivos pessoais e profissionais.

Ani Sanders, por sua vez, compartilhou o desafio de atuar em um setor predominantemente masculino e encorajou as mulheres a ocuparem seus espaços e serem felizes. Ela destacou que, apesar das dificuldades, ela conseguiu realizar seus sonhos e ser bem-sucedida em sua carreira, tendo como objetivo a felicidade e trabalhando com seriedade e preocupação com o próximo. Sanders enfatizou que o agronegócio tem muito espaço para as mulheres e que elas devem estar atentas a essas oportunidades.