Em ação conjunta com a Polícia Militar (PMDF), o Departamento de Trânsito (Detran-DF) trabalha no reforço da segurança nas escolas. O retorno dos 475 mil alunos da rede pública conta com o patrulhamento das duas forças de segurança.

Com o objetivo de dar mais segurança e tranquilidade aos estudantes, a medida dura até sexta-feira (4). A Polícia Militar vai envolver todas as unidades de forma direta ou indireta na operação.

Haverá apoio de diferentes batalhões, como os de Trânsito, Aviação Operacional e o Cães, além do auxílio da cavalaria. O projeto terá atenção redobrada nos horários de pico, ou seja, quando houver entrada e saída dos alunos das escolas.

“A operação em si tem caráter preventivo, ou seja, na intensificação do policiamento nas imediações das escolas, como um caráter educativo. Teremos dicas de segurança e palestras em algumas escolas, com temas voltados à prevenção de crimes violentos, sobre bullying e prevenção às drogas”, detalha o chefe da seção de Operações e Instrução do Batalhão Escolar da PMDF, major Herbert Freitas.

O major destaca também que o projeto foca no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). As atividades educativas serão realizadas com palestrantes, mímicos e repentistas, além da equipe de professores. O intuito é conscientizar pais, professores e estudantes sobre a importância de observar e respeitar as normas de trânsito, principalmente no embarque e desembarque e nas faixas de pedestre.

Com relação às ações de fiscalização, a Diretoria de Policiamento e Fiscalização de Trânsito (Dirpol) intensifica as ações voltadas à segurança em áreas escolares, com a presença de agentes de trânsito nas faixas de pedestres próximas às escolas, além ações de fiscalização de veículos de transporte escolar.