Para tratar da pauta, o diretor-geral do Departamento, Takane do Nascimento, se reuniu com técnicos da Companhia Energética de Brasília (CEB) e do Departamento de Engenharia do Detran.
O projeto, lançado em maio de 2022, prevê a instalação de iluminação em 759 faixas de pedestres, sendo 425 no Plano Piloto e 334 em Ceilândia. As duas cidades foram escolhidas para iniciar o programa Luz na Faixa por serem aquelas que contém o maior número de faixas de pedestres no DF.
“Esse projeto é de extrema importância para a população. A iluminação vai garantir maior visibilidade para os pedestres, mesmo nas calçadas e áreas próximas à faixa, aumentando a percepção do condutor e trazendo mais segurança, tanto para o pedestre como para o motorista”, diz Takane.
As equipes de manutenção farão o levantamento conjunto das faixas a serem iluminadas. O intuito é fazer o local da faixa ficar destacado em relação ao restante da via, sendo mais uma forma de alertar o condutor sobre a necessidade de atenção dada à possibilidade de travessia de pedestres.