O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) segue realizando blitz educativas nas Regiões Administrativas, em campanha pelo período chuvoso. Com o projeto, os agentes orientam os condutores em como dirigir em segurança com as fortes chuvas.

Dentre as dicas oferecidas pelo Detran, os agentes orientam os condutores a fazer revisão dos pneus, freios, limpadores e faróis do veículo; manter os pneus calibrados e evitar frear quando cair em um buraco, para diminuir o efeito do impacto, reduzir a velocidade e aumentar a distância do veículo da frente, redobrar a atenção ao passar pelos ciclistas e manter a distância mínima de um metro e meio.

As blitzes educativas complementam a campanha de chuvas, que já está por toda a cidade com o mascote da Educação de Trânsito do Detran-DF, o Segurito, alertando a população sobre os cuidados que a estação chuvosa requer para transitar de forma segura.

Além de entregar material informativo, os educadores de trânsito explicam aos condutores os riscos de dirigir sob condições adversas de chuva e aproveitam para lembrar aos pedestres da importância de fazer a travessia sempre na faixa ou nos semáforos e evitar atravessar a via correndo, devido ao risco de queda.

Confira outras dicas do Detran

* Usar o ar-condicionado e o desembaçador elétrico traseiro ou abrir um pouco os vidros para deixar o ar circular pelo carro, para melhorar a visibilidade. Se o carro não tiver ar-condicionado, é importante deixar uma flanela à mão, pois a intensidade da chuva pode tornar inviável a abertura dos vidros.

* Se houver pouca visibilidade em função de chuva ou neblina, parar e esperar que as condições do tempo melhorem, caso possa fazer isso com segurança.

* Evitar freadas ou mudanças bruscas, pois o acúmulo de água na pista pode provocar a aquaplanagem – situação que ocorre quando os pneus perdem o contato com o asfalto.

* Utilizar sempre a luz de seta para indicar mudança de direção.

* Evitar locais alagados. Se o condutor não conseguir ver o meio-fio, que tem em torno de 25 centímetros de altura, o ideal é mudar de rota para não perder o veículo e nem arriscar a própria vida.

* Em caso de enchente, abandonar o veículo assim que o nível de água atingir o batente do carro, pois pode começar a boiar.