Nesta quarta-feira (31), foi divulgado um novo Boletim Epidemiológico pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF). De acordo com este documento, o DF registrou 136 novos casos de Covid-19 e nenhuma morte. Com isso, atingiu-se a marca de 21 dias sem registro de óbitos.

Desse modo, a taxa de transmissão, que se trata de um índice que estima o número médio de casos secundários de uma doença causadas por uma uma pessoa infectada, aponta um valor de 0,75 para o DF. Ou seja, esse número indica que cada 100 pessoas infectadas podem transmitir a doença para outras 75.

Nesse sentido, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), quando o índice está abaixo de 1, significa que a propagação do vírus está em desaceleração.

Em relação aos casos por Região Administrativa, o Plano Piloto segue sendo o local com o maior número de casos de Covid-19 no Distrito Federal. Com base no último boletim informativo, 103.578 pessoas testaram positivo e 873 morreram em virtude do vírus nessa região ao longo da pandemia.

Adiante, no que diz respeito aos leitos de unidades de terapia intensiva (UTI), a taxa de ocupação da rede pública, para tratamento da Covid, estava em 45,45% – sendo que do total de 26 leitos, 5 estavam ocupados, 6 disponíveis e 15 bloqueados. Já na rede privada de saúde, estava em 55,36% – sendo que de 136 leitos, 66 estavam ocupados, 51 vagos e 22 bloqueados.

Por fim, desde o início da pandemia, 837.304 pessoas foram infectadas e 11.825 perderam a vida em Brasília. Dentre as vítimas da doença, 10,8 mil moravam no DF e 1.025 vieram de outras regiões para buscar atendimento, principalmente do Entorno.

Vale destacar que embora a pandemia esteja em processo de desaceleração, é essencial que a população siga tomando todos os cuidados possíveis, como completar o ciclo vacinal.