No feriado prolongado do Dia da Independência do Brasil as ações educativas do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) foram intensas, com orientações e apresentações lúdicas em eventos e pontos estratégicos da cidade.
Começando com o projeto “Café na Faixa”, as ações coordenadas pela Diretoria de Educação de Trânsito (Direduc), do Detran-DF, seguiu o cronograma com as equipes de educação de trânsito em frente a faixa de pedestre da estação do metrô, em Samambaia Sul, no dia 6 de setembro.
Os agentes estiveram também no Parque da Cidade apoiando o projeto “Pé na Tábua”, do Colégio Batista de Brasília, também com orientações de trânsito. Outra ação foi o projeto “Entregadores”, com instruções de trânsito para entregadores de aplicativo, nas vias do Jardim Botânico e Lago Sul.
No feriado de 7 de setembro, a equipe atuou com o “Projeto Bike em Dia”, no Sudoest. A ação levou orientações aos ciclistas, principalmente os entregadores, sobre o comportamento nas vias, nas ciclovias e ciclofaixas. O uso de equipamentos obrigatórios e recomendados de segurança também foi abordado.
No sábado, dia 9 de setembro, a equipe de educação de trânsito marcou presença na ExpoAbra com apresentação do espetáculo Circo Teatro do Trânsito. O projeto contou com repentistas e intervenções de mímicos. No sábado, o Detran participou do passeio ciclístico do Grupo de Escoteiros Caio Martins, no Setor Militar Urbano, falando sobre as suas responsabilidades de cada um ao conduzir uma bicicleta.
Por último, o Detran esteve no Shopping DF Plaza, em Águas Claras, no domingo (10). Desta vez, também com apresentação de teatro, contação de histórias e orientações sobre os cuidados ao atravessar a rua, regras de trânsito, lei seca, uso de celular ao volante e o uso correto de equipamentos de segurança.