O Departamento de Trânsito do Distrito Federal realizou o encerramento do 12º ciclo do Programa Detran nas Escolas, com a temática: compartilhando experiências pedagógicas da educação para o trânsito. O evento aconteceu no auditório da Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (EAPE), nessa quinta-feira (23).
A ação conjunta é realizada entre o Detran-DF e a Secretaria de Educação do Distrito Federal, prevista no Termo de Cooperação Técnica nº 05/2020.
Na composição da mesa de honra estavam o diretor-geral adjunto interino do Detran/DF, Hugo Fernando Figueiredo; o gerente da Escola Pública de Trânsito do Detran/DF, Marcelo Granja; e a assessora da EAPE, Maria Cristina Carvalho.
“Essa formação, seja na educação básica, para o jovem e adulto, nunca é tardia e nunca é demais. Isso faz com que o aluno saia à frente para ingressar no trânsito tendo respeito à mobilidade e à educação com foco na paz”, destacou o diretor-adjunto Hugo Figueiredo.
A parceria entre o Detran e a SEDF teve início em 2015, e desde então, tem incorporado a Educação para o Trânsito na prática pedagógica dos professores da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal. O intuito é formar multiplicadores de assuntos relacionados à paz, à segurança viária e à consciência na mobilidade urbana.
No evento, os alunos receberam certificado de participação, as escolas foram agraciadas com uma placa de escola participante, além da entrega de kits e material educativo para utilização em sala de aula.
O objetivo dos cursos de formação de professores é desenvolver ações pedagógicas voltadas à Educação para o Trânsito, numa perspectiva de mobilidade segura e desenvolvimento de uma cultura de paz no trânsito. Além disso, busca a compreensão das particularidades implicadas no transitar com segurança, nos variados espaços públicos, observando suas diferentes possibilidades, orientações técnicas e determinações legais.