A ação da Polícia Civil (PCDF), foi realizada por meio da Coordenação de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Corpatri) e da 21ª Delegacia de Polícia (Taguatinga Sul). Os agentes identificaram um dos suspeitos de furtar fios de cobre do metrô e causar a pane na sinalização que interrompeu a circulação dos trens em 28 de fevereiro.
Todas as estações amanheceram fechadas, no dia da pane, o que causou grande impacto no trânsito da capital federal, com registros de congestionamentos nas principais vias de acesso ao centro de Brasília.
Conforme a investigação, o suspeito é um homem de 26 anos, que vive em situação de rua. Ele teria invadido a Estação Shopping para furtar os cabos de energia e de cobre. O homem foi identificado, por meio de testemunhas que prestaram esclarecimentos à polícia.
De acordo com a PCDF, a Justiça negou o pedido de prisão contra o suspeito, e ele deve responder pelo crime em liberdade.
Ainda segundo a corporação, outros envolvidos também participaram do furto. O grupo agiu na madrugada de terça-feira (28). A PCDF tratou o caso como prioridade, devido aos transtornos causados aos passageiros.