Começa nesta segunda-feira (20) a vacinação contra a Covid-19 para grávidas ou puérperas que tenham tido filhos há até 45 dias no Distrito Federal. As imunizações serão feitas em 92 salas de vacinação, que funcionarão das 8h às 17h. A lista completa dos locais pode ser encontrada no site da Secretaria de Saúde do DF.

Para receber a vacina bivalente, é necessário levar o cartão de vacina e um documento de identificação. No caso das gestantes, é possível comprovar a gestação com o cartão de pré-natal, prescrição médica ou exames. Já as puérperas devem apresentar a certidão de nascimento do bebê. É importante destacar que é preciso ter pelo menos quatro meses desde a última dose da vacina contra a Covid-19.

Segundo a gerente da Rede de Frio Central da Secretaria de Saúde, Tereza Luiza Pereira, os locais de vacinação já estão preparados e abastecidos, com servidores treinados para o início dessa nova fase da campanha. A vacinação contra a Covid-19 durante a gravidez e puerpério tem sido recomendada amplamente para prevenir doenças graves e mortes nessa população.

A diretora substituta de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, Priscilleyne Reis, ressaltou que em 2022, foram registrados 893 casos e dois óbitos de gestantes por Covid-19 no Distrito Federal. Em 2023, até o momento, já foram registrados 32 casos. Ela recomenda a busca pela vacinação bivalente, uma vez que a doença nessa população está associada a um aumento da mortalidade em comparação com as demais mulheres.

Além disso, a dupla vacinação é importante para proteger tanto a mãe quanto o bebê. “Quando a mulher está grávida e toma a vacina, ela está protegendo não só a si, mas também ao bebê. Ela vai transferir os anticorpos para o bebê no seu ventre”, destaca Priscilleyne Reis. A vacina bivalente oferece proteção tanto contra as versões originais do vírus quanto para as variantes posteriores, como a ômicron.

Cabe pontuar que nos mesmos 92 locais de vacinação, os imunizantes bivalentes contra a Covid-19 continuam disponíveis para outras populações, como todas as pessoas a partir dos 60 anos, moradores de instituições de longa permanência (ILP) com 12 anos ou mais e os funcionários desses locais, imunocomprometidos, indígenas, ribeirinhos e quilombolas, todos com pelo menos 12 anos de idade. Até sexta-feira (17), mais de 83 mil pessoas já haviam recebido a vacina bivalente no Distrito Federal.