O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), assinou, neste sábado (17/6), a licença ambiental para obras do Condomínio Estância Quintas da Alvorada, no Jardim Botânico. A assinatura faz parte do processo de regularização da área, pedido antigo da população do local.
“Os moradores do Condomínio Estância Quintas da Alvorada lutaram por essa licença por muitos anos. Hoje a gente fica muito feliz de entregar essa licença ambiental que vai possibilitar a regularização do condomínio, para que essas pessoas consigam viver em paz no local que escolheram morar”, disse Ibaneis.
Com quase dois mil lotes, o residencial tem cerca de 6 mil moradores e expectativa para abrigar 10 mil pessoas. A licença ambiental vai permitir que os condôminos asfaltem, pavimentem e levem drenagem a 52% da área onde estão instalados. Os outros 48% já foram feitos no condomínio.
O processo de regularização segue na Terracap, e o governador ainda prometeu titular cada um dos terrenos do local, para que cada morador receba a escritura até o fim deste governo.
“Temos que atender os moradores, os órgãos têm que dar segurança jurídica para as pessoas, temos que trazer infraestrutura para as coisas melhorarem. Dia 4 de julho vamos entregar a DF-001 aqui. Era um pedido antigo a duplicação. Temos feito diversas obras”, adiantou.
Na agenda, Ibaneis assinou a licença ambiental corretiva das obras de drenagem e pavimentação do Condomínio Estância Quintas da Alvorada. A licença tem como objetivo minimizar danos provocados pela erosão por escoamento das águas da chuva, prevenir doenças e preservar a bacia do Rio São Bartolomeu, que corta a área do condomínio.
O governador cumpriu a agenda junto a um grupo político com o presidente da Câmara Legislativa do DF, Wellington Luiz (MDB), o senador Izalci Lucas (PSDB) e outros apoiadores.
Welligton Luiz comemorou a assinatura e criticou governos anteriores. “A gente já tentava regulamentar isso, mas era o governo da inércia. Depois veio o governo da perseguição, que usava tratores para derrubadas. Dias como esse são passos extremamente importantes para a regularização. Eu fui secretário, trabalhei nessa pauta e é muito bom saber que, 12 anos depois, esse sonho começa a ser realizado”, comentou.
De acordo com o síndico do Condomínio Estância Quintas da Alvorada, João Carlos Lóssio, essa é a maior obra ambiental da região Centro-Oeste feita por um ente privado, com investimento de R$ 60 milhões, custeada pelos condôminos.