Uma partida de futebol society marcou a inauguração do novo campo de grama sintética da Unidade de Internação do Recanto das Emas (Unire), nesta sexta-feira (3). O campo society estava desativado por desgaste natural no material de revestimento além do desnivelamento no chão.
Os socioeducandos agora podem contar com o novo espaço para a prática de atividades desportivas e pedagógicas na própria unidade, além de o local poder ser utilizado por outras unidades socioeducativas para treinos, jogos de futebol e outros eventos interunidades. Foi realizada uma reforma geral do campo society com a troca da grama sintética, execução de alambrados, iluminação e urbanização ao redor.
“Investir em esporte significa promover a cidadania e a qualidade de vida. Por meio das atividades esportivas, os socioeducandos cuidam da saúde e desenvolvem habilidades sociais. Isso reflete na melhoria da convivência em sociedade e assim é importante oferecer um espaço aos socioeducandos para a realização de esportes”, afirma a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.
O Distrito Federal conta com nove unidades de internação. A Sejus, por meio da Subsecretaria do Sistema Socioeducativo, é responsável pela execução das medidas socioeducativas destinadas aos adolescentes que cometem ato infracional. As medidas têm como intuito oferecer programas educacionais que disseminem valores éticos de irrestrito respeito à dignidade da pessoa humana.
Esporte e cidadania
Para promover a educação, as unidades possuem núcleos de ensino, que são anexos de escolas da rede pública de ensino e funcionam dentro das unidades de internação socioeducativas a fim de possibilitar o cumprimento do direito dos adolescentes e jovens.
Segundo o subsecretário do Sistema Socioeducativo, Daniel Fernandes, o esporte é uma das grandes ferramentas no contexto socioeducativo aliado à educação. “Este equipamento esportivo é muito importante porque será plenamente utilizado pelos adolescentes e fortalece esse momento de integração, de lazer, além de ser uma possibilidade para trabalhar valores e perspectivas que os adolescentes, muitas vezes, entram no sistema socioeducativo sem ter”, explica.
Os adolescentes e jovens da Unire foram beneficiados com o campo society a partir de recurso proveniente de emenda parlamentar de autoria do deputado distrital Fábio Félix.
*Com informações da Sejus
Fonte: Agência Brasília