O Distrito Federal amanheceu coberto por uma espessa neblina nesta sexta-feira (18/4), feriado da Paixão de Cristo. O fenômeno foi observado em diversas regiões administrativas e também na área central de Brasília, onde pontos turísticos como o Congresso Nacional ficaram parcialmente encobertos pela névoa no início da manhã.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), esse tipo de condição atmosférica é comum nesta época do ano, quando há registro de temperaturas mais baixas durante a madrugada e o amanhecer. A meteorologista Camila Magalhães explicou que a formação da neblina é provocada justamente pela combinação entre a umidade e a queda de temperatura nas primeiras horas do dia. “Esse tipo de cenário não é incomum em abril. Ao longo do dia, a tendência é que a nebulosidade se dissipe e o céu fique mais aberto”, afirmou.
Apesar do céu encoberto pela manhã, a previsão para o restante do dia inclui possibilidade de pancadas de chuva acompanhadas de raios e ventos fortes, principalmente entre a tarde e a noite. O Inmet emitiu alerta amarelo para chuvas intensas no DF, com potencial para rajadas de vento de até 60 km/h.
Nesta manhã, os termômetros marcaram 17ºC na capital federal, e a máxima pode chegar aos 31ºC. A umidade relativa do ar varia de 100% nas primeiras horas do dia, podendo cair para até 40% durante a tarde.
A Defesa Civil recomenda que a população evite áreas abertas durante as tempestades e fique atenta a possíveis alagamentos, quedas de galhos e interrupções no fornecimento de energia elétrica.