Para combater o feminicídio, a Câmara Legislativa iniciou uma campanha publicitária, no Dia Internacional da Mulher, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de desconstruir a cultura do machismo, que está diretamente relacionada ao feminicídio.

O deputado Ricardo Vale (PT) ressalta que “a relação entre o machismo e a violência contra as mulheres é muito estreita. Para combater essa violência e o feminicídio, é fundamental enfrentar a cultura do machismo e promover a igualdade de gênero. Isso pode ser feito por meio de políticas públicas que garantam a proteção e os direitos das mulheres, bem como por iniciativas de conscientização e educação sobre o tema”,  explica o vice-presidente da CLDF, responsável pela comunicação da Casa.

Apenas na primeira semana de 2023, conforme a Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF), foram registrados quatro casos de feminicídios, com oitos ocorridos no final de fevereiro. Durante todo o ano passado, 17 mulheres foram assassinadas no DF, vítimas de feminicídio.

Ainda de acordo com Ricardo Vale, os distritais estão preocupados com o aumento da violência contra as mulheres em Brasília. Por esse motivo, decidiram criar a campanha.

“São muitos casos de agressões e feminicídios nos últimos anos. Todos temos que contribuir para exterminar o machismo do seio da nossa sociedade. É importante que homens e mulheres sejam incentivados a refletir sobre seus próprios comportamentos e atitudes, e a agir de forma responsável e respeitosa em relação ao outro gênero”, complementou o parlamentar.