A Câmara Legislativa do Distrito Federal vai outorgar o título de Cidadão Honorário de Brasília ao maestro Sebastião Theodoro Gomes, em sessão solene, nesta quinta-feira (14), às 19h. O evento, que terá transmissão ao vivo pela TV Distrital (canal 9.3) e YouTube, acontecerá no Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal no Distrito Federal (Sindsep), que fica no Setor Bancário Sul.

Segundo o autor da homenagem, deputado Chico Vigilante (PT), Sebastião Theodoro Gomes é um verdadeiro ícone da música brasileira e um pilar fundamental da cultura de Brasília, cuja trajetória inclui estudos com renomados mestres e uma carreira brilhante em diversas orquestras. 
 

 

“Seu legado musical é vasto, incluindo composições que abrangem diversos gêneros, e sua influência se estende a gerações de músicos que se inspira em seu trabalho”, afirma Vigilante, que enfatiza o compromisso contínuo do maestro com a cultura de Brasília.

Natural de São Sebastião do Grota (MG), Sebastião Gomes estudou música no Rio de Janeiro. Chegou em Brasília em 1966, como integrante da Banda Sinfônica do Batalhão da Guarda Presidencial e, posteriormente, foi aprovado em primeiro lugar no concurso para Oficial Regente da Banda Sinfônica da Polícia Militar do Distrito Federal.

Foi um dos fundadores da Escola de Música de Brasília e do Clube do Choro, e o primeiro professor de oboé da Universidade de Brasília, além de presidente do Conselho Regional da Ordem dos Músicos do Brasil e conselheiro do Conselho Federal de Música.

 

 

Fonte: Agência CLDF