A CLDF irá receber o encontro da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel). O evento, que está na sua 39ª edição, teve início nesta quarta (5) e prossegue até e 7 de junho, tendo como convidadas todas as escolas da categoria a nível municipal, estadual e federal.

O evento teve recorde de inscrições, com mais de 160 participantes do país a fora, de escolas municipais, estaduais e do âmbito federal. A abertura foi feita na sede do Interlegis, no Senado Federal, mas as atividades educativas e de interlocução entre as escolas serão realizadas na CLDF, nesta quinta (6).

“É com grande expectativa que aguardamos o 39° Encontro da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas. Este evento será uma excelente oportunidade para trocarmos experiências e conhecimentos, visando aprimorar nossas práticas legislativas e promover a transparência e eficiência na gestão pública”, destacou o presidente da Casa, deputado Wellington Luiz (MDB).

A abertura 

Na abertura do encontro, representantes da Câmara dos Deputados, Senado Federal e Abel firmaram um acordo de parceria para a equidade de gênero nos espaços legislativos, que será tema das atividades.

A diretora da Elegis lembrou da interlocução com a Semana Legislativa pela Mulher, que teve sua 5ª edição nesta primeira semana de junho, onde o tema central também foi voltado para a equidade.

“O novo ciclo, da nova década para os encontros: a equidade de gênero. Me sinto honrada de fazer parte dessa mesa, nenhum demérito aos homens que a compõem, mas um sonho de que mais mulheres ainda estejam presentes. Inauguramos na Câmara Legislativa um ciclo muito importante no debate para a ocupação de espaços femininos”, explicou. 

Florian Madruga, presidente de honra da Abel, defendeu que os brasileiros devem conhecer os legislativos por meio das escolas.

 

 

“Esse nosso trabalho é necessário e silencioso. Precisamos de um país mais igualitário e participativo, onde cada um respeite e entenda as funções do legislativo. Precisamos e estamos fazendo a cidadania. O exercício da cidadania é garantia da democracia”, ressaltou.

A associação 

A Abel é uma associação voltada para promover o aperfeiçoamento das atividades legislativas por meio de eventos educativos de formação, capacitação e qualificação de servidores da administração pública.

Além das palestras e conversas, a associação irá conceder um prêmio para o melhor projeto dentre os 54 inscritos, mais um recorde batido. 

A Elegis irá concorrer com o projeto Câmara Vai às Escolas, onde são realizadas oficinas educacionais para alunos do DF, onde o objetivo final é aproximá-los do processo legislativo por meio da produção de propostas legislativas.

A premiação deve ocorrer na Câmara dos Deputados, nesta sexta-feira (7).

Fonte: Agência CLDF