Estudantes do Centro de Ensino Médio 01 de Planaltina, o Centrão, participaram na manhã de hoje (18) de reunião extraordinária da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Legislativa (CESC). Parte das atividades do programa Câmara nas Cidades, que leva o Poder Legislativo até as cidades do Distrito Federal, a reunião da comissão realizada em Planaltina foi uma oportunidade para a comunidade escolar levar suas demandas aos deputados distritais. 

O presidente da comissão, deputado Gabriel Magno (PT), explicou aos estudantes a dinâmica da reunião.

 

“Hoje a comissão não se reuniu para votar projetos, mas para ouvir a comunidade. A Câmara Legislativa traz os parlamentares para debater as questões da cidade e todas as demandas apresentadas serão transformadas em indicações e projetos de lei de autoria da comissão”, afirmou. 

A comissão convidou vários estudantes para compor a mesa dos trabalhos e vários deles aproveitaram a oportunidade para apontarem problemas e discutirem sugestões com os deputados distritais.

“O problema da falta de segurança nos arredores da escola pode ser resolvido com rondas regulares da polícia nos horários de entrada e saída, com a formação de guardas escolares e a instalação de equipamentos de segurança”, disse Arthur Ferreira da Silva, de 16 anos.

Riquelme Dantas, de 15 anos, pediu a elaboração de um projeto de lei para incentivar a paz nas escolas. “A Câmara Legislativa poderia criar um projeto de lei para formar comissões de segurança e paz nas escolas”, sugeriu.

Gabriel, de 15 anos, pediu mais atenção para a educação física. “Sugiro que a Câmara Legislativa faça uma indicação para ampliação da carga horária das aulas de educação física, contratação de mais professores, reforma das quadras e compra de material esportivo”, reivindicou.

 

 

O deputado Pepa (PP) saudou os estudantes e enalteceu o patrimônio histórico de Planaltina. “Estamos aqui para entender a realidade em que vivem os estudantes e também para incentivar a preservação do patrimônio histórico de Planaltina, que nenhuma outra cidade do DF tem. Por isso precisamos que cada escola tenha acesso a esse patrimônio, pois são os estudantes que vão preservar essa história. Espero que daqui saiam mais projetos para que as escolas conheçam a história de Planaltina”, disse Pepa. 

A deputada Paula Belmonte (Cidadania) fez uma apresentação das funções do Poder Legislativo aos estudantes e convidou os jovens a conhecerem a sede da Câmara Legislativa. “Quase todos os dias nós recebemos jovens para conhecer o parlamento e experimentarem como funciona o processo legislativo”, observou a deputada. Ao final da reunião, a comissão se comprometeu a transformar as sugestões dos estudantes em projetos e parcerias com o Poder Executivo. 

Fonte: Agência CLDF