Os quatro filmes em longa-metragem e os oito curtas brasilienses que concorrerão aos R$ 240 mil em prêmios do Troféu Câmara Legislativa 2024 foram conhecidos na manhã desta quarta-feira (6) na coletiva de imprensa em que foi anunciada a programação do 57º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, que começa no dia 30 de novembro. Os concorrentes ao Troféu Câmara serão exibidos na Mostra Brasília durante o Festival (veja abaixo).
Na ocasião, Claudinei Pirelli, coordenador da competição exclusiva para produções do Distrito Federal, que chega à 26ª edição, ratificou a importância da premiação para o audiovisual local. “Mais uma vez, a Câmara Legislativa se une ao Festival de Brasília como aliada dos realizadores do DF”, afirmou.
Pirelli lembrou ainda que, ao longo da trajetória, o Troféu já distribuiu R$ 3,1 milhões em prêmios. “Esses recursos, sem dúvida, fortaleceram o setor cinematográfico e contribuíram para que cineastas brasilienses fossem reconhecidos nacionalmente”, completou.
A relevância do Troféu Câmara Legislativa também foi destacada pelo secretário de Cultura e Economia Criativa do DF, Cláudio Abrantes, e pela diretora geral do 57º Festival de Brasília, Sara Rocha. “A Câmara Legislativa é uma parceira histórica. São quase três décadas de Troféu”, observou Abrantes.
Os 12 filmes que concorrerão ao 26º Troféu Câmara Legislativa, entre mais de 130 títulos inscritos, foram selecionados por uma comissão composta pelo professor e crítico Ciro Marcondes; a atriz e diretora Gloria Teixeira; a realizadora audiovisual Suellen Batista; o jornalista e curador de cinema Ulisses de Freitas, e o cineasta William Alves.
Os filmes vão integrar a já tradicional Mostra Brasília, entre os dias 3 e 6 de dezembro, com sessões a partir das 18 horas, com entrada gratuita, na Sala de Cinema do Cine Brasília, sede do Festival, que nesta quarta-feira recebeu o nome do cineasta Vladimir Carvalho. Confira, a seguir, a programação.
Mostra Brasília
Sala de Cinema Vladimir Carvalho – Cine Brasília
De 3 a 6 de dezembro, às 18 horas, entrada franca
Dia 3 de dezembro
Curtas
Caravana da Coragem, de Pedro B. Garcia
A Sua Imagem na Minha Caixa de Correio, de Silvino Mendonça
Longa
Nada, de Adriano Guimarães
4 de dezembro
Curtas
Manequim, de Danilo Borges e Diego Borges
ONA, de Clara Maria e M4vi Afroindie
Longa
Manual do Herói, de Fáuston da Silva
5 de dezembro
Curtas
Xarpi, de Rafael Lobo
Via Sacra, de João Campos
Longa
A Câmara, de Cristiane Bernardes e Tiago de Aragão
6 de dezembro
Curtas
Kwat e Jaí – Os Bebês Heróis do Xingu, de Clarice Cardell
Cemitério Verde, de Maurício Chades
Longa
Tesouro Natterer, de Renato Barbieri
Fonte: Agência CLDF