Em comemoração ao Dia do Nutricionista, celebrado em 31 de agosto, a CLDF realizou uma solenidade nesta segunda-feira (16) com entrega de moções de louvor a profissionais da área. A cerimônia foi presidida pela deputada Paula Belmonte (Cidadania), que destacou, em especial, a importância do acompanhamento nutricional na primeira infância.

Belmonte preside a Comissão de Fiscalização, Governança, Transparência e Controle (CFGTC) e vem realizando visitas periódicas às unidades públicas de ensino do DF para atestar a qualidade das merendas ofertadas. Para a distrital, a atuação das nutricionistas no âmbito da Secretaria de Educação (SEEDF) tem sido essencial para a oferta de uma alimentação saudável.

“Acredito que a nutrição trabalha o cognitivo da criança, acredito que a criança bem alimentada aprende mais. Nós estaremos juntos para construir uma alimentação mais adequada para as nossas crianças no DF”, avaliou.

A parlamentar aproveitou a sessão para anunciar publicamente uma medida em benefício do quadro de nutricionistas da pasta: a destinação de emenda parlamentar para a estruturação de uma cozinha experimental para que os profissionais aprimorem suas habilidades. Belmonte declarou ainda que estuda formas melhoria na locomoção dos profissionais às unidades de ensino.

 

Rede pública

Para a subsecretária de apoio às políticas educacionais da SEE/DF, professora Fernanda Melo, as nutricionistas são o “coração da Secretaria de Educação”, uma vez que algumas crianças têm a merenda escolar como principal refeição do dia.

Isaías da Silva, secretário-executivo da pasta, explicou que a atual gestão está se esforçando para reduzir ao máximo a quantidade de alimentos processados incluídos nas merendas escolares. Ele acredita que a qualidade do alimento ofertado teve uma significativa melhora e atribui isso em especial ao “trabalho de excelência” desempenhado pelos nutricionistas da rede. “Nenhuma unidade da federação tem um quadro tão qualificado, tão preparado e tão responsável como os nutricionistas da Secretaria de Educação do DF”, elogiou.

Conforme dados apresentados pela pasta, o Distrito Federal conta 77 nutricionistas para um universo de 480 mil alunos em 801 escolas. Para Belmonte, há a necessidade de ampliação do número de profissionais atuando na rede de ensino. 

O acompanhamento nutricional desenvolvido no âmbito das unidades da saúde no DF também foi elogiado na cerimônia. Os profissionais atuam em toda a cadeia de atendimento ao usuário do sistema, o que inclui a atenção primária à saúde, a atenção ambulatorial secundária, a atenção hospitalar, os bancos de leite humano, a vigilância em saúde e toda a gestão de políticas públicas ligadas à saúde. 
 

Para a gerente de serviços de nutrição da Secretaria de Saúde, Carolina Gama, os 351 profissionais que atuam hoje na pasta exercem um trabalho primordial, com resultados positivos para os usuários. “A atuação dos nutricionistas tem impacto direto na melhoria da qualidade de vida por meio de estratégias de educação e vigilância alimentar e nutricional”, explicou.

 

A representante da SES-DF aproveitou a solenidade para cobrar a nomeação de mais nutricionistas. Conforme Gama, o último concurso realizado foi em 2014 e desde 2018 não há mais nomeações. “Reduzir o déficit de profissionais é essencial para prestação de um serviço de qualidade”, arrematou.

 

Restaurantes
 

Segundo dados apresentados pelo diretor administrativo da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL) Walter Jager, o DF tem atualmente mais de 12 mil empresas do segmento de bares e restaurantes. Deste total, cerca de 600 estabelecimentos contam com presença de ao menos um nutricionista em seu quadro.

Para ele, o trabalho desses profissionais é fundamental para os restaurantes e, consequentemente, para economia. “Trabalham arduamente na cozinha levando aos frequentadores segurança alimentar, qualidade e beleza no prato”, declarou.

Já Raquel Adjafre, presidente do Conselho Regional de Nutrição 9º Região (CRN 9ª), explicou que, entre as atribuições do colegiado está a de fiscalizar se a atuação dos nutricionistas está em consonância com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Para Ajdafre, ao posibilitar uma alimentação de qualidade às crianças na rede pública de ensino, o desempenho dos profissionais impacta em uma melhor saúde da população em geral,reduzindo, inclusive, o índice de ingresso de usuários no Sistema Único de Saúde (SUS) posteriormente. A missão é muito desafiadora. Atuar como nutricionista de forma adequada é um desafio. Me orgulho muito de vocês”, afirmou dirigindo-se à plateia composta de representantes da profissão.

Ao final da cerimônia, que teve transmissão ao vivo pela TV Câmara Distrital (canal 9.3) e pelo YouTube da Casa, representantes da profissão foram agraciados com moções de louvor como forma de valorização da importância da profissão para a saúde e bem-estar da população.

Fonte: Agência CLDF