O evento terá início na sede da CLDF, sob responsabilidade da Escola do Legislativo, uma das parceiras do evento
Iniciativa que visa reunir especialistas, estudiosos e a comunidade idosa para discutir e compartilhar experiências e conhecimento sobre o envelhecimento saudável e ativo, o “Fórum Internacional Sábias Vivências” acontecerá em Brasília nos dias 6 e 7 de julho. O primeiro dia será realizado na sede da Câmara Legislativa, sob responsabilidade da Escola do Legislativo (Elegis), uma das parceiras do evento, que está com inscrições abertas (veja abaixo), organizado pela Rede Geronto.
Por meio de palestras, workshops e debates, os participantes compartilharão vivências com especialistas brasileiros e italianos no campo do envelhecimento. Atualizar profissionais da área, impulsionar novas pesquisas e práticas, além de fomentar a criação de políticas públicas eficazes para o setor são alguns objetivos do fórum.
“A nossa ideia é promover conhecimento em rede entre instituições e serviços. Desse modo, a Câmara Legislativa participa para dividir a experiência relativa aos idosos do Distrito Federal em geral e aos servidores que envelhecem”, observa Suzana Schwerz Funghetto, diretora geral da Rede Geronto. A Rede Internacional de Pesquisas em Gerontologia e Sistemas de Cuidado no Envelhecimento foi criada em 2018 e tem entre os parceiros instituições como a UnB, USP e a Universidade de Parma (Itália).
O “Fórum Internacional Sábias Vivências” terá formato híbrido e contará com a participação de Alexandre da Silva, secretário nacional dos Direitos da Pessoa Idosa do Ministério dos Direitos Humanos; especialistas italianos, como o geriatra Andrea Fabbo; professor Alcindo Ferla, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; pesquisadores da Universidade Brasília, como Margô Karnikowski; e a diretora da Escola do Legislativo da CLDF, Jane Marrocos; entre vários outros.
Informações sobre os palestrantes, a programação completa e a ficha de inscrição estão disponíveis no endereço https://landing.2em1educacional.com.br/forum-sabias-vivencias.
Fonte: Agência CLDF