Nesta terça-feira (3), às 19h, a Câmara Legislativa do Distrito Federal entregará o título de Cidadã Honorária de Brasília a Maria José da Conceição Maninha. A condecoração é iniciativa do deputado distrital Fábio Felix (PSOL). A cerimônia acontecerá no Plenário da CLDF.
Maninha, como é conhecida, receberá a condecoração em virtude dos relevantes serviços prestados ao Distrito Federal e ao Brasil. Contemporânea de Honestino Guimarães, em razão de sua atuação pela redemocratização brasileira foi perseguida e se tornou uma das presas políticas da Ditadura Militar brasileira.
Na condição de médica, parlamentar, secretária de saúde e militante, deixou um legado importante para a cidade, trabalhando para melhorar a vida da população do DF, principalmente em busca de justiça para as minorias políticas e para os trabalhadores.
“Maninha foi uma das vozes que se ergueram contra o golpe militar, tendo sido presa e torturada por defender a Democracia brasileira. Nada mais simbólico que seja condecorada na atual conjuntura de ataques antidemocráticos e de crescimento de discursos extremistas. Maninha também deixou importantes legados para nossa cidade, como a implementação do Programa Saúde em Casa. Por todos esses motivos, é muito merecedora desse título”, declara Fábio Felix.
Fonte: Agência CLDF