“Esta é a única batalha em que, ao final, todos voltam bem para casa”, comentou o deputado Max Maciel (Psol), referindo-se às “Batalhas de MCs”, como são denominados os “confrontos” nos quais integrantes do Movimento Hip Hop “duelam” entre si com rimas improvisadas ou faladas acompanhadas por uma batida tocada por um DJ ou então à capela. No Distrito Federal, segundo o parlamentar, há 57 batalhas de rimas das quais já saíram dois campeões brasileiros.
Nesta quarta-feira (30) – quando acontece um desses duelos de MCs no Riacho Fundo, etapa seletiva para o campeonato nacional –, o distrital levou o tema ao plenário da Câmara Legislativa durante a sessão ordinária. Além de chamar a atenção para a importância cultural dos eventos, Max Maciel cobrou condições para que os jovens possam se expressar sem sofrer perseguições policiais.
“Há uma visão que considera um problema a reunião de jovens em uma praça”, acrescentou, observando que existe uma dificuldade em entender esse espaço público.
O distrital contou ainda que já houve reunião com a Secretaria de Segurança com o objetivo de garantir que “a juventude possa usufruir do direito à cidade”.
Fonte: Agência CLDF