A Câmara Legislativa do Distrito Federal realizou na tarde desta sexta-feira (6) uma sessão solene em homenagem ao Dia Internacional do Voluntariado, por iniciativa da deputada Dayse Amarílio (PSB). A homenagem contou com a participação de voluntários e de gestores da área de saúde.

Para a deputada, o trabalho voluntário nos equipamentos de saúde do DF exerce um papel fundamental em diversos aspectos, complementando as atividades dos profissionais de saúde e oferecendo apoio emocional e social aos pacientes. “A presença de voluntários contribui para a humanização do atendimento, proporcionando uma abordagem mais acolhedora e próxima”, destacou ela.

Ao iniciar a sessão, Dayse Amarílio contou que chegou ao Parlamento por causa de sua luta em defesa do SUS. Sempre quis cuidar de pessoas e ajudar a sociedade. “Hoje são 23 anos de saúde e momentos como esse é que nos faz acreditar que vale a pena estar aqui”, assinalou a distrital.

Fernanda Alves Ramos, paciente da Rede Amac, agradeceu o trabalho realizado pelo voluntariado e destacou o papel daqueles que se dedicam a cuidar de vidas, “a missão mais importante de todas”.

Miriam Marques Nery, representante da Rede Feminina de Combate ao Câncer, enalteceu o comprometimento dos voluntários que atuam no Hospital de Base acolhendo e acalentando os pacientes.

A Coordenadora da gerência de voluntariado da secretaria de Saúde, Rafaela de Melo, lembrou que trabalhou por muitos anos como voluntária num hospital de crianças com câncer em Pernambuco e ressaltou a importância da troca com os pacientes, que enriquece a todos.

Segundo ela, todas os hospitais públicos do DF e alguns outros equipamentos contam com coordenadores de voluntariado, o que permite a prática nessas unidades. Ela explicou ainda que atualmente existem 2.059 voluntários atuando na rede pública de saúde, um aumento de 35% em relação ao ano passado, “graças ao trabalho dos coordenadores”.

Fausto Soriano Estrela Neto, assessor da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FNSUS), apresentou os resultados do trabalho desenvolvido pela entidade, desde sua criação em 2011. A Força atua nas medidas de prevenção, assistência e repressão as situações epidemiológicas, de desastres ou desassistência da população. Hoje a FNSUS conta com 20 profissionais técnicos e cerca de 77 mil voluntários profissionais do SUS.

Ao final da sessão, foram entregues moções de louvor para pessoas que se destacaram no trabalho voluntariado na área de saúde.

 

 

Fonte: Agência CLDF